Com uma ampla experiência em desenvolvimento de softwares, as Forças Armadas pretendem utilizar várias soluções desenvolvidas pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) em software livre, os programas de computador de código aberto, em seus projetos tecnológicos na área da informação e comunicação.
Uma comitiva formada por oficiais do Exército e da Aeronáutica esteve na Celepar para conhecer aspectos do Programa de Software Livre levado a cabo pelo Governo do Paraná. “Em todos os fóruns nacionais em que participamos a experiência da Celepar salta aos olhos. Por isso, viemos conhecer mais detalhadamente as soluções por ela desenvolvidas”, destacou o major Paulo Fernando Lamellas, do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.
Dentre os sistemas que mais chamaram a atenção das Forças Armadas, destacam-se o de confecção da carteira de identidade, de gerenciamento de Datacenter, de controle e acompanhamento de projetos estratégicos (e-CAR), de telefonia sobre IP, em início de implantação no Governo do Paraná, e a distribuição Debian do sistema operacional Linux.
“O Programa Software Livre da Celepar é um bom modelo. Por isso, viemos conhecer suas soluções para implantá-las integralmente nas Forças Armadas”, disse Lamellas, que destacou alguns aspectos que ele considera fundamental quando se trata de atendimento aos órgãos públicos, entre eles a capacitação de pessoas que podem prosseguir e têm liberdade criativa em relação à organização. “A Celepar fomenta a tecnologia de software livre em vários segmentos, do banco de dados ao gerenciamento de datacenter. Podemos ver que essa tecnologia está no DNA empresa”.
O tenente Israel Cordeiro da Rocha, que atua na área de desenvolvimento de sistemas do Centro de Computação da Aeronáutica, demonstrou interesse pelos métodos e padrões da plataforma Pinhão Paraná, um framework padronizado para o desenvolvimento de sistemas feitos pela Celepar. “Esse framework reflete o amadurecimento que a empresa atingiu e pode ajudar a melhorar nossos processos de desenvolvimento”, interessou-se.
Outra solução que chamou a atenção dos militares é o sistema de pregão eletrônico. A suíte de comunicação Expresso (correio, catálogo, agenda e gerenciador de fluxo de trabalho), outra solução desenvolvida pela Celepar, já é utilizada pelas Forças Armadas.
Além dessas soluções, a comitiva de militares também conheceu ferramentas de ensino à distância e os sistemas de gestão hospitalar e escolar.
ARGENTINOS – Uma delegação de 50 estudantes e professores da Universidade Tecnológica Nacional (UTN), Regional da Província da Tucuman, também visitou a Celepar, recentemente. A visita faz parte do protocolo de intenções para integração e cooperação, assinado em maio deste ano entre os governos do Paraná e de Tucuman.
Recepcionados pelo presidente Nizan Pereira e demais diretores da Celepar, além de participarem de uma palestra de apresentação da Celepar, os estudantes argentinos visitaram o Datacenter onde estão hospedados os sistemas do Estado, e outras áreas da empresa.
Forças Armadas querem adotar soluções desenvolvidas pela Celepar
Uma comitiva formada por oficiais do Exército e da Aeronáutica esteve na Celepar para conhecer aspectos do Programa de Software Livre levado a cabo pelo Governo do Paraná
Publicação
22/12/2008 - 18:20
22/12/2008 - 18:20
Editoria