Força Verde apreende caminhões com madeira nativa em Ibiporã

Os 55 metros cúbicos de madeira estavam cortados para lenha e sem licenciamento ambiental
Publicação
27/03/2010 - 20:10
Editoria
Dois caminhões que transportavam madeiras em Ibiporã foram apreendidos por policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde de Londrina e Maringá, nesta sexta feira (26). Os 55 metros cúbicos de madeira estavam cortados para lenha e sem licenciamento ambiental. A PM constatou cinco metros cúbicos da árvore nativa Gurucaia e 50 metros cúbicos de madeiras de diversas espécies.
Segundo com o capitão Hilberaldi Correia de Lima, comandante da 2ª Companhia Ambiental Força Verde de Londrina, a madeira e os caminhões foram apreendidos porque não portarem o Documento de Origem Florestal – documentação obrigatória para o transporte de madeira.
Os caminhoneiros que faziam o transporte responderão administrativamente pela infração ambiental. O capitão informou que de acordo com o artigo 47, do Decreto Federal 6.514/08, os condutores receberão multa de R$ 300 por metro cúbico de madeira. “Eles responderão processo no Juizado Especial Criminal e poderão receber pena de detenção de 6 meses a 1 ano”, disse. Hiberaldi explica que o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde vem realizando intenso esforço em todo o Estado para reprimir delitos ambientais, como a pesca predatória, caça e outras infrações.
“As ações se tornam mais eficazes quando a sociedade participa, informando os locais onde está sendo praticado crime ambiental”, diz o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, tenente-coronel João Alves da Rosa Neto. Para denúncias deste tipo o telefone é 0800 643 03 04. A ligação é gratuita e pode ser feita a qualquer hora, não sendo necessária a identificação do denunciante.
ARMAS - Uma equipe de policiais ambientais do pelotão de Umuarama apreendeu durante vistoria em uma propriedade rural na Gleba Atlântica, município de Iporã, três espingardas na quinta-feira (25): uma espingarda calibre 32, uma calibre 36 (sem numeração) e uma garrucha Rossi cano duplo calibre 22.
Em patrulhamento pela região, ao passar pela casa, os policiais avistaram uma espingarda calibre 32. Após contatar o proprietário da casa, os policiais realizaram buscas e localizaram as outras duas armas. “O infrator alegou possuir o armamento para defesa de seu patrimônio, porém sabe-se que armas deste tipo são frequentemente utilizadas para a prática ilegal da caça”, relata Hiberaldi.
O capitão explicou que como as armas não possuíam registro, foram apreendidas e o responsável encaminhado até a Delegacia de Iporã, onde foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido, previsto na Lei Federal 10.826/2003, cuja pena é de 1 a 3 anos de detenção e multa.
TERRA ROXA - Policiais militares de Terra Roxa (Oeste do Paraná) em conjunto com a Polícia Civil de Guaíra, cumpriram nesta sexta-feira (26), mandado de prisão, expedido pela Vara Criminal de Terra Roxa, que resultou na prisão dos irmãos Carlos Roberto da Silva, 28 anos conhecido como “Carlinhos”, Odair da Silva, 35 anos conhecido como “Rambo” e “Osvaldo da Silva”, de 45 anos, o “Bodinho”.
Na residência foram encontrados uma pistola Luger calibre 9mm (arma de colecionador, modelo utilizado na 2ª Guerra Mundial), com seis cartuchos intactos, um revólver Rossi calibre 22 com sete cartuchos intactos e um simulacro de pistola 9mm e um carregador de pistola.
A prisão dos três irmãos ocorreu devido aos seus envolvimentos em ações delituosas no município de Terra Roxa como disparos de arma em via pública, porte ilegal de arma de fogo e rixa entre famílias. Recentemente estas brigas resultaram em três vítimas de disparos de arma de fogo, dois adultos, com idades 46 e 36 anos, e um adolescente de 13 anos. Todos os detidos e o material apreendido foram encaminhados a Delegacia de Policia Civil local, para providências.

GALERIA DE IMAGENS