Foragidos da justiça são detidos durante “Operação Alpha” em São José dos Pinhais

A operação contou com o apoio dos cadetes do 2° e 3° anos da Escola de Formação de Oficiais
Publicação
15/08/2010 - 11:10
Editoria
Para reforçar o policiamento em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) a “Operação Alpha” está sendo desencadeada numa parceria entre o Batalhão de polícia de Trânsito (BPTran), o 17° Batalhão da Polícia Militar (BPM) e cadetes da Academia policial Militar do Guatupê (APMG). Somente na noite desta sexta-feira (13), entre 19h e 01h30, foram detidos três homens (dois com mandados em aberto), e apreendidas duas armas de fogo.
“O objetivo da operação é fiscalizar e abordar pessoas e veículos, combatendo a criminalidade, seja apreendendo objetos ilícitos ou retirando suspeitos das ruas”, diz o tenente-coronel Loemir Matos de Souza, comandante do BPTran. A atividade foi desenvolvida em dois pontos principais da cidade, a Avenida Rui Barbosa e a Rua Dona Izabel A. Redentora, próximo ao Terminal de ônibus da cidade.
A operação contou com o apoio dos cadetes do 2° e 3° anos da Escola de Formação de Oficiais (EsFo) que, supervisionados pelos policiais militares da Companhia de Trânsito (Cotamotran) do BPTran e da Rondas Tático Motorizada do 17° BPM, realizam atividades de policiamento como estágio probatório. “Os cadetes, em uma semana, participaram de atividades como bloqueios, abordagem, batida policial, fiscalizações integradas em bares, operação presença, entre outras”, conta o Capitão Carlos Alberto Rocha, integrante da EsFo.
Segundo ele, o objetivo principal desta operação, por parte da Escola de Formação, é permitir que os cadetes coloquem em prática todos os ensinamentos teóricos e técnico-profissionais aprendidos durante o curso e, ainda, que interajam com a comunidade, através de ações que colocam o futuro oficial da PM diretamente em contato com a população. As operações em parceria com os cadetes foram realizadas em todas as tardes e noites na última semana.
SEXTA-FEIRA: No bloqueio realizado sexta-feira (13) na Avenida Rui Barbosa, um rapaz de 27 anos foi encaminhado porque portava maconha, quando foi abordado por policiais militares em um veículo Ford/Fusion. Em outra abordagem, foi detido Guinaldo Rodrigues, de 40, o qual possuía mandado de prisão em aberto por estelionato. O mesmo ocorreu com Laudir Fernando da silva de 22 anos, o qual também tinha mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas. Duas armas de fogo também foram apreendidas.
“O Cotamotran está informatizado, ou seja, é possível a um policial checar a situação dos veículos e das pessoas abordadas lá mesmo, da rua. O sistema é muito eficiente, basta observar os resultados dos nossos bloqueios nesta semana”, afirma Matos. “Além disso, com ele é possível localizar mais pessoas foragidas da justiça, devolvendo-os ao sistema prisional, já que a ficha de cada um pode ser consultada imediatamente, e foi o que aconteceu nesta sexta”, explica o Comandante.
Durante a operação, na Rua Dona Izabel A. Redentora, foram abordadas 150 pessoas e 70 veículos, dos quais 26 foram notificados e 11 recolhidos ao pátio do Departamento de Trânsito (Detran/Pr). Das notificações emitidas 24 são gravíssimas, 19 graves e 6 leves, resultando em 49 no total. Segundo o relatório da operação, foram recolhidos 12 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVs) devido a irregularidades. Os três homens e as armas foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de São José dos Pinhais, para que medidas fossem tomadas.
OUTRAS – Outras ações já foram realizadas nesta semana pelas unidades com o apoio dos cadetes da APMG. Em uma operação bloqueio realizada na Rua Harry Feeken, próximo ao Portal de São José dos Pinhais (RMC), na tarde quinta-feira (12), foram detidos quatro homens, duas armas de fogo e produtos do roubo cometido contra uma farmácia de Curitiba, pouco tempo antes. No mesmo local, outro homem foi detido com 370 g de crack, 255 de cocaína e R$ 235,00 em dinheiro. Um veículo monza, utilizado pelo grupo, também foi recolhido devido à falta de licenciamento.
Duas armas de fogo e munições foram apreendidas com dois homens, que foram detidos, em São José dos Pinhais, na noite da quarta-feira (11). A dupla levantou suspeitas dos policiais militares quando não obedeceu a ordem de parada durante a Operação Bloqueio, realizada pela Cotamotran, com apoio dos cadetes, na Alameda Bom Pastor. A prisão foi feita em conjunto com equipes da Rondas Ostensivas Tático Móvel [Rotam] do 17º Batalhão da polícia Militar (BPM) que, em um local próximo, realizou as prisões.

GALERIA DE IMAGENS