O governo do Paraná condenou nesta terça-feira (8) informações incorretas publicadas pelo jornal Folha de Londrina, que estampou em sua capa a manchete: “PR-092: 340 km de sofrimento”. O título deixa a entender que toda a extensão da rodovia encontra-se em situação precária, o que não é verdade, conforme rebateu o governador Roberto Requião e o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot, durante a reunião da Escola de Governo.
“Nós recuperamos as estradas do Paraná que estavam abandonadas há muito tempo. Mas hoje, a Folha de Londrina publica na primeira página que um trechinho da PR-092 está muito ruim. O que ela devia ter escrito é que essa é uma das últimas estradas ruins do Paraná e que está em obras”, disse o governador.
Segundo Tizzot, todo o trecho pavimentado da PR-092, desde o Norte Pioneiro até a região Central, já recebeu ou está recebendo novos investimentos. “A PR-092 já foi objeto de recuperação em diversos pontos. Inclusive estamos trabalhando hoje lá. Há, neste momento, uma empresa realizando na restauração da rodovia”, afirmou.
O trecho em andamento, citado pelo secretário, é formado pelos 19 quilômetros entre Jaguariaíva e Arapoti. Neste segmento, o Governo do Paraná aplica R$ 11,2 milhões. Ainda este ano, será licitada a recuperação dos 34 quilômetros restantes da estrada, partindo de Arapoti até Wenceslau Braz.
“Esse trecho, que está em obras, já estará concluído em fevereiro ou março e serão realizadas as mesmas obras na continuação até Wenceslau Braz. Está tudo sob controle e o segmento que não está recuperado está sendo mantido pelas equipes do DER”, detalhou.
“A previsão é de que até 2009 toda a extensão de 53 quilômetros da PR-092 de Wenceslau Braz a Jaguariaíva esteja integralmente recuperada”, acrescentou. O total de investimentos deve chegar a R$ 30 milhões.
SEQÜÊNCIA DE OBRAS - As obras entre Wenceslau Braz e Jaguariaíva fazem parte de um processo de completa restauração do trecho pavimentado da PR-092, que vem ocorrendo desde 2003.
Foram executas e concluídas melhorias nos trechos entre Andirá e Porto Leopoldino (10,5 km), na divisa com São Paulo, de Andirá a Santo Antônio da Platina (37 km), de Santo Antônio da Platina a Quatiguá (27 km) e de Quatiguá até Wenceslau Braz (55 km), passando por Siqueira Campos.
“Todo o trecho pavimentado da PR-092 recebe ou vem recebendo obras de recuperação e melhorias há mais de cinco anos. Recebemos as estradas no em estado crítico. Diversas obras foram realizadas e agora estamos finalizando todo esse processo iniciado na PR-092 ainda em 2003. As novas intervenções vêm para completar um trabalho que se iniciou na divisa com São Paulo no extremo Norte do Estado”, esclareceu Tizzot.
BOX
Governo pavimentou 54 quilômetros da PR-092
Em relação ao trecho não pavimentado da PR-092, formado por cerca de 110 quilômetros, o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot, lembrou que há pouco tempo eram 164 quilômetros da rodovia que não possuíam asfalto.
“Pavimentamos a ligação de Rio Branco do Sul até Cerro Azul. Foram investidos R$ 31 milhões nos 54 quilômetros que distanciam os dois municípios”, salientou.
No restante do trecho, máquinas do DER buscam rotineiramente executar serviços de cascalhamento e melhorias. Há estudos do DER, em andamento, para a melhoria da rodovia em etapas.
Tizzot detalhou que o objetivo é manter as estradas em boas condições, atendendo as demandas locais até que sejam iniciadas as obras de pavimentação, inclusive com a substituição das antigas pontes de madeira, por estruturas em concreto.
“São obras que buscam deixar a estrada em boas condições, executando serviços de terraplanagem e drenagem que vão preparar a via e melhorar as condições de acesso para a população até o dia que possa ser efetivamente pavimentada”, disse ainda o secretário.
Folha de Londrina erra ao criticar situação da PR-092
Manchete diz que há 340 quilômetros em situação precária, mas o que ela deveria esclarecer é que apenas uma parte apresenta problemas que já estão sendo solucionados
Publicação
08/07/2008 - 15:50
08/07/2008 - 15:50
Editoria