A fase final dos 23º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), em Umuarama, tem início na tarde desta sexta-feira (25), com as modalidades coletivas - basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei. A cerimônia de abertura será às 19h30, no Estádio Municipal Lúcio Pepino, reunindo representantes das delegações de 97 municípios. Nas 16 modalidades, participam 4.647 atletas, formando 543 equipes.
“Tivemos que puxar o início dos jogos das modalidades coletivas para antes da solenidade de abertura, porque precisaremos de oito datas para conhecer todos os campeões, e o nosso prazo limite é na próxima sexta-feira, um dia antes das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, afirma o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha. A competição terá que acabar até 2 de outubro, já que nos dias 3 e 4 serão realizadas as provas do Enem.
Os primeiros confrontos, na tarde desta sexta-feira (25), serão pela Divisão B, com maior número de participantes. As equipes da Divisão A dessas mesmas modalidades começam a jogar no sábado (26). As equipes de tênis, embora em menor número, também começam a jogar na tarde desta sexta-feira (25), para que o encerramento seja neste domingo (27), quando serão encerradas também as provas de atletismo e as lutas de karatê. O atletismo e karatê serão disputados apenas neste sábado e domingo.
Também fazem parte da fase final dos Jogos da Juventude do Paraná o ciclismo (disputado de quarta-feira à sexta-feira), ginástica rítmica (de sábado à segunda-feira), judô (de sábado à segunda-feira), natação (a partir de quarta-feira até sexta-feira), taekwondo (na terça-feira e quarta-feira), tênis de mesa (de terça-feira até a sexta-feira, vôlei de praia (de sábado à terça-feira) e xadrez (de sábado até sexta-feira).
Participam da fase final dos Jogos da Juventude do Paraná atletas com até 17 anos de idade, formando seleções municipais dos dois sexos – as exceções do futebol (só masculino) e a ginástica rítmica (só feminino). Nas modalidades coletivas (menos o vôlei de praia), a competição é disputada em duas divisões: “A” e “B”. Os da Divisão A entram direto na fase final, enquanto que os da Divisão B já passaram por uma seletiva na fase regional, realizada em oito regiões do Estado, em junho, assim como os atletas de vôlei de praia e xadrez, em divisão única. As outras modalidades individuais também não disputaram a fase regional.
Tanto na fase regional como na final, os municípios só têm custos com o transporte. As outras despesas, como com hospedagem em alojamentos, alimentação, taxas de arbitragens, material de jogo, troféus e medalhas, são patrocinados pelo Governo do Estado. São premiados os três primeiros colocados por modalidade e sexo.
Nas modalidades coletivas (menos o vôlei de praia) os três últimos da Divisão A serão rebaixados para o ano que vem, e os três primeiros da Divisão B sobem.
Sobre o descenso, ainda, algumas equipes já foram rebaixadas automaticamente, como as de basquetebol (feminino), de Realeza e Cafelândia, de futebol, de Arapongas e Telêmaco Borba, e a de futsal (feminino), de Vera Cruz do Oeste. Elas desistiram da competição deste ano. Dessa forma, no basquetebol (feminino) e futebol só um município da Divisão A será rebaixado, e no futsal (feminino), dois.