Figurinos do Teatro Guaíra enfeitam o Carnaval de Antonina

O material cedido será usado no tradicional desfile da terça-feira(16), quando desfilam as escolas de samba da cidade.
13/02/2010 - 11:00
O já tradicional carnaval de Antonina contará este ano com o apoio do Centro Cultural Teatro Guairá (CCTG), que já tem colaborado de forma efetiva em outros eventos da cidade histórica, como a “Paixão de Cristo Segundo Antonina” e o “Auto de Natal”. Figurinos do acervo do Teatro, destinados ao apoio às atividades de grupos amadores, de instituições educacionais e de produções cinematográficas e televisivas, serão desta vez cedidos ao tradicional desfile da terça-feira de carnaval em Antonina, quando desfilam os membros da comunidade que trabalharam nas mais diversas atividades da cidade, para atendimento dos milhares de turistas, do sábado até a segunda-feira.

Ao longo de anos de produções de óperas, balés e espetáculos teatrais, o Teatro Guaíra acumulou centenas de figurinos confeccionados para os espetáculos. Boa parte deles é utilizada ainda hoje nas produções oficiais e estão disponíveis apenas para os corpos estáveis do teatro. Mas há uma parte considerável deste acervo que tem sido utilizada para o apoio às atividades de grupos amadores, de instituições educacionais e de produções cinematográficas e televisivas. Esses figurinos, apesar de fazerem parte do acervo permanente do CCTG e passarem pelo adequado tratamento de conservação, já não atendem mais às produções do teatro. Os figurinos ainda utilizados nas produções oficiais não são disponibilizados para a atividade.

A Atual Diretoria do Centro Cultural Teatro Guaíra, além das atividades habituais de seus auditórios (apresentações artísticas de grupos e companhias particulares e seus corpos estáveis), tem apoiado o desenvolvimento de ações culturais da comunidade paranaense. Desta forma, tem acontecido anualmente em seus palcos a “Semana da Cultura Negra”, realizada sempre no mês de novembro. A semana consiste na apresentação de grupos musicais, teatrais e ligados a diversas modalidades de manifestação artística, aos movimentos locais para a preservação da cultura negra, que se apresentam nos auditórios do complexo do CCTG. Dentro do mesmo propósito, a Orquestra apresentou-se em conjunto com as Bandas da 5ª Região Militar e da Polícia Militar do Paraná nas comemorações do 7 de setembro em 2008 e 2009, realizadas no Guairão. Prestigiou ainda as comemorações do Dia da Artilharia do Exército, em junho de 2009, se apresentando no Quartel Militar do Exército, no Boqueirão, com a participação da Banda da 5ª Região Militar e dos canhões do Regimento de Artilharia, executando no programa a Abertura 1812, de Tchaikowsky.

O empréstimo, figurinos e material de cena à produções amadoras e de caráter educacional vem se constituindo numa outra forma de colaboração efetiva com a comunidade artística. Produções cinematográficas e televisivas, pelas características do curto tempo de utilização dos figurinos, também são apoiadas pelo CCTG.

As companhias de dança do Teatro Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná têm se apresentado em diversas cidades do interior do Estado, colaborando sobretudo em datas comemorativas.

Em 2009 o CCTG mobilizou recursos técnicos e profissionais de artes cênicas para apoiar “A Paixão de Cristo Segundo Antonina” e o “Auto de Natal”, dois outros eventos produzidos tradicionalmente por Antonina, que reúnem milhares de pessoas nas ruas daquela cidade histórica. Este ano, inicia com o apoio ao mais tradicional carnaval do Paraná.