O público lotou o Ginásio de Esportes Sérgio Mauro Festugatto durante a festa de abertura da fase final dos 51.º Jogos Abertos do Paraná (Jap’s), em Cascavel, na noite de sexta-feira (19). Os 110 municípios participantes estiveram todos representados demonstrando, dessa forma, a grandeza da competição, que tem número recorde de equipes (568) e de atletas (6.231). As disputas começaram neste sábado (20) e vão até o dia 27 de setembro.
O presidente da Câmara Municipal de Cascavel, Júlio César Lemes Silva, foi quem fez a saudação inicial aos atletas, dirigentes e autoridades. “Que todos tenham boa lembrança da estada e da competição em Cascavel. Bons jogos para todos”, desejou. Já a primeira-dama, Rosimeri Lima Tomé, fez o pronunciamento mais solene: “Declaramos aberta a fase final dos 51.º Jogos Abertos do Paraná.”
O diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, que representa a instituição organizadora do evento, agradeceu aos parceiros - a equipe da prefeitura de Cascavel - e descreveu o esforço do governo estadual para promover o esporte. “Todos vocês, principalmente atletas e professores, são responsáveis pelo sucesso da competição. Esperamos ver muitos de vocês representando o Paraná em competições nacionais e internacionais, como numa olimpíada”, torce o dirigente.
Participação - Os municípios de Cascavel e Maringá são os que participam com o maior número de equipes na fase final: 32 cada. Cascavel, entretanto, é mais participativo por ser o único a disputar todas as modalidades, que somam pontos para a classificação final, enquanto que Maringá não tem representante da categoria feminino na bocha. Por sua vez, Cascavel não disputa o futevôlei, modalidade só de apresentação, sem influência na definição do campeão geral.
As modalidades em disputa são: atletismo, basquetebol, bocha, bolão, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez, além do futevôlei. As exceções do futebol e futevôlei, só masculino, e ginástica, no feminino, as demais são para os dois sexos.
Depois de Cascavel e Maringá, as maiores delegações são de Ponta Grossa (30 equipes), Foz do Iguaçu (29) e Campo Mourão (28). Ainda com mais de 20 equipes estão os municípios de Toledo e Paranavaí, com 22 cada, e Matelândia, com 21.
Na outra ponta, muitos municípios participam apenas com uma equipe, como Ampere (taekwondo no masculino), Andirá (handebol no masculino), Boa Ventura de São Roque (atletismo no masculino), Borrazópolis (atletismo no masculino), Braganey (futsal no masculino) e Capitão Leônidas Marques (futebol). No total, são 38 municípios com uma só equipe.
Já em termos de modalidades, das coletivas, o basquete no masculino, o bolão no masculino, o futsal no masculino e feminino e o handebol no masculino, têm 25 equipes cada uma, quando o máximo nas duas divisões seriam 26 (10 da Divisão A e 16 da Divisão B). O vôlei nos dois sexos, o futebol e a bocha no masculino aparecem em seguida com 24 equipes cada.
Nas individuais, o atletismo no masculino lidera em número de equipes: 29. O xadrez no masculino tem o segundo maior número de inscrições, 20, e o judô no masculino, 19, aparece em terceiro. Das individuais, ainda, o atletismo lidera também em número de atletas, 579, seguindo o judô (257) e xadrez (149). A ginástica rítmica é a que tem menos atletas: 35, de 7 municípios.
Festa dos Jogos Abertos lota ginásio de esportes em Cascavel
O público lotou o Ginásio de Esportes Sérgio Mauro Festugatto durante a festa de abertura da fase final dos 51.º Jogos Abertos do Paraná (Jap’s), em Cascavel, na noite de sexta-feira (19)
Publicação
20/09/2008 - 13:42
20/09/2008 - 13:42
Editoria