Ferrosul marca linha de continuidade dos governos Requião e Pessuti

Lideranças empresariais e políticas do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul confiam na condução que o governador Pessuti dará ao projeto de criação da Ferrosul iniciado pelo governador Requião
Publicação
31/03/2010 - 18:50
Editoria

Foi considerado de grande significado simbólico, o fato de que o anteprojeto de criação da Ferrovia da Integração do Sul do Brasil S/A - Ferrosul, assinado pelo governador Requião, tenha sido entregue em mãos ao presidente da Assembléia Legislativa por Orlando Pessuti, que, a partir desta quinta-feira (1), assume o governo do Paraná. “Tal gesto é uma clara manifestação do compromisso do governador Pessuti com a criação e consolidação da Ferrosul”, afirma Samuel Gomes, presidente da Ferroeste.
O projeto de lei, que já tramita na Assembléia, visa criar uma nova empresa – a Ferrosul –, a partir da Ferroeste, para planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos, sob controle público, no Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As demais assembléias legislativas também deverão aprovar as respectivas leis autorizando a participação de cada estado na Ferrosul. A decisão de criar a Ferrosul foi tomada pelos governadores na reunião do Codesul, em Campo Grande (MS), no dia 18 de novembro de 2009. Os quatro Estados do Codesul serão proprietários e farão em conjunto a gestão da nova empresa. Para isso, a lei de criação da Ferroeste será alterada, permitindo a entrada dos novos sócios.
REPERCUSSÃO
"Está nascendo a Ferrosul”. Com esta declaração foi recebida pelo superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza, o anteprojeto de criação da Ferrosul. “Com ela nasce um novo tempo para os Portos do Paraná”, disse o superintendente da Appa.
“A Ferroeste é o ponto de partida para a Ferrosul”, ressalta Luiz Eduardo Cheida (PR), deputado estadual do Paraná. “A Ferrosul é um dos mais ambiciosos e acertados projetos de logística que o Brasil já viu, graças à visão de futuro e ao compromisso social demonstrados pelo governador Roberto Requião, pelo presidente da Ferroeste, Samuel Gomes e pelo governador Orlando Pessuti”, completa.
Da mesma forma, para o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), líder do governo na Assembléia Legislativa do Paraná, “a construção da Ferrosul – interligando os estados do Sul, Centro Oeste e com os países do Mercosul – vai desobstruir gargalos logísticos e reduzir o preço dos fretes no comércio exterior”. O deputado entende que a implantação de ferrovias, “de forma geral, deve estar na lista das prioridades dos investimentos e ocupar lugar de destaque. Os fretes do modal sobre trilhos são, em média, entre 30% e 40% mais baratos que o transporte rodoviário”, lembra o parlamentar.
“Some-se a isto”, continua Romanelli, “o fato de que na América Latina as commodities são o carro-chefe das exportações. Grãos, minérios e combustíveis são cargas típicas do transporte ferroviário. Se quanto mais pesada é a carga, maiores são os custos de transporte, a melhor alternativa no caso latino-americano é a ferrovia”, sublinha o deputado.
Para o ex-secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Walter Bianchini, “a Ferrosul é um novo marco no planejamento estratégico da região” e vai dar “uma força muito maior ao Codesul na atração de recursos e viabilização da ferrovia”. Segundo Bianchini, “tudo que vier a favor do sonho de integrar os Estados do Codesul, como é o caso do transporte ferroviário, potencializa o que já é uma realidade”. Os produtores agrícolas da região do Codesul e do Paraguai, destaca ele, “já vivem realidades muito parecidas”.
Por sua vez, o ex-governador do Paraná, Emílio Gomes, ligado ao Banco de Idéias do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), definiu a medida do governador paranaense como “um ato sábio” que na prática irá “somar Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul”, cujas economias – ressalta – “precisam de transporte eficiente e barato. Não tenho dúvida do compromisso firme do governador Pessuti com o êxito deste grandioso projeto”.
O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Ardisson Akel, comentando os projetos da Ferroeste/Ferrosul, sublinhou a urgência de se “resolver o problema do gargalo ferroviário” existente entre Guarapuava e Ponta Grossa com a efetização do novo traçado Guarapuava-Porto de Paranaguá, proposto pela Ferroeste/Ferrosul. “É um trecho mais curto”, justifica o dirigente.
OS ESTADOS - Para o deputado estadual gaúcho, Jerônimo Goergen (PP-RS), presidente estadual da Frente Parlamentar do Agronegócio, os gestos do governador Requião e do vice-governador Pessuti “demonstram a prioridade que eles dão para a Ferrosul, o que coloca o governo do Paraná numa vanguarda logística que trouxe para a discussão a integração do Sul por ferrovias ao restante do Brasil, através da Ferrosul, o que garantiu ao Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul a inclusão no PAC 2”.
Segundo o prefeito de Maracaju (MS), Celso Vargas, a criação da Ferrosul, é “uma decisão política alinhada com os interesses dos Estado do Paraná e do Mato Grosso do Sul”. O município de Maracaju fica em uma das extremidades da nova linha que vai conectar Cascavel a Guaíra, no Paraná, passando por Dourados (MS) e chegando a Maracaju, sublinha o prefeito. A extensão do ramal deve atrair mais cargas e abrir mais uma porta para produtos do Mato Grosso e do Paraguai até o Porto de Paranaguá, segundo ele.
Também para o deputado catarinense Celso Maldaner (PMDB), o projeto de lei enviado pelo Paraná à Assembléia Legislativa pelo governador Requião através do vice-governador Pessuti, “coroa de êxito a iniciativa de criação da Ferrosul a partir da Ferroeste”. Para o deputado, “o Paraná acreditou no projeto, com suas lideranças e o presidente da empresa, Samuel Gomes, sob o comando do governador Requião; o Mato Grosso do Sul acreditou, Santa Catarina acreditou e o Rio Grande do Sul acreditou, tanto que agora está sacramentado”. Maldaner lembra que o traçado da nova ferrovia da região Sul, passando pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, “já foi incluída no Pac 2. Parabéns, Paraná!”, comemora.
O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, destaca que a criação da Ferrosul “é resultado da unidade política das regiões contempladas pelo projeto, empresários, trabalhadores, governadores, parlamentares e da opinião pública regional, que formou um irrestível movimento social em torno da idéia. Foi este movimento que está tornando o sonho cada vez mais real. Assim como o governador Requião marcou sua grandiosa biografia com a construção e retomada da Ferroeste e com o início do processo de criação da Ferrosul, o governador Pessuti terá a oportunidade e a honra de consolidar este processo histórico no seu governo”, conclui Gomes.