Ferroeste tem menor endividamento entre as 100 maiores empresas do PR

Companhia estatal ocupa o 78o lugar no ranking das empresas líderes do Paraná e a 188a posição entre as maiores do Sul
Publicação
12/11/2009 - 19:20
Editoria
A Ferroeste é a empresa de menor endividamento entre as 100 maiores do Paraná, de acordo com o ranking Grandes & Líderes 2009 – As 500 Maiores do Sul, divulgado pela Revista Amanhã e elaborado com o aval técnico da consultoria internacional PricewaterhouseCoopers. O indicador revela que o desempenho da operadora ferroviária paranaense, com pequena participação de terceiros no ativo total, não compromete seus recursos financeiros e a situa como ótimo potencial para receber investimentos privados. A Ferroeste ficou ainda com o 78º lugar do ranking das 100 maiores empresas do Paraná, tendo como base de cálculo o VGP (Valor Ponderado de Grandeza), que considera para a classificação o patrimônio líquido, a receita bruta e o lucro do exercício no balanço patrimonial das empresas. Entre as 500 maiores do Sul do país, a Ferroeste ocupa a 188a posição. O estudo revela ainda que a estatal paranaense é a segunda maior empresa de transporte e logística do Estado e a terceira maior da região Sul do Brasil. A Ferroeste também está classificada entre os 50 maiores patrimônios líquidos apurados entre as companhias instaladas no Paraná, ocupando o 32o lugar no ranking. Para o presidente da empresa, Samuel Gomes, os dados apurados pela pesquisa demonstram o seu potencial para levar adiante os projetos de expansão e receber investimentos públicos e privados. “A Ferroeste é uma das maiores empresas do Paraná e do Sul do Brasil e nossa classificação no setor de logística e transportes demonstra a vocação da empresa para o crescimento”. A divulgação do ranking, segundo Gomes, vem em boa hora porque evidencia o potencial da companhia estatal paranaense que está se constituindo no vetor de convergência para a criação da Ferrosul – empresa ferroviária pública que será gerenciada em parceria pelos governos do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul a partir da atual malha da Ferroeste e de seus novos ramais em projeto.

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