Ferroeste e deputados gaúchos discutem Ferrosul com o ministro dos Transportes

O projeto de criação da Ferrosul visa para integrar PR, SC, RS e MSl, ligando os Estados com portos e outros países do continente em um conjunto de ferrovias e sistemas logísticos que se pagará com a própria operação
09/12/2009 - 17:30
A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, lideranças de várias regiões gaúchas, juntamente com o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, terão às 18 horas desta quarta-feira (9) uma reunião com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para a entrega da proposta de criação da Ferrosul, a partir da Ferroeste, ao Governo Federal. A decisão dos parlamentares gaúchos de entregar a proposta ao ministro é o resultado de diversas audiências públicas realizadas no Rio Grande do Sul através da Comissão de Representação Externa para a criação da Ferrosul, coordenada pelo deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). “Nenhum dos projetos atuais do Governo Federal coloca o Rio Grande do Sul no mapa ferroviário”, observa Goergen. “Queremos o apoio e inclusão formal do Estado nos projetos”. Para o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, “o projeto de criação da Ferrosul é não apenas viável, mas necessário” para integrar Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, ligando os quatro Estados com portos e outros países do continente “em um conjunto de ferrovias e sistemas logísticos que se pagará com a própria operação”. O presidente do Legislativo gaúcho, Ivar Pavan (PT), que não pode ir a Brasília, apóia o projeto e considera que “o transporte de mercadorias por via férrea reduz drasticamente os custos, dando melhores condições para que esta região se desenvolva de forma integrada”. Pavan coordenou a audiência pública realizada na Assembléia Legislativa do RS, no início de dezembro, para discutir o trabalho da Comissão Ferrosul, de onde saiu a “Carta gaúcha em defesa da ferrovia pública da integração do Sul do Brasil – Ferrosul”. CODESUL - Parlamentares gaúchos também acompanharão a entrega do relatório elaborado pelo grupo de trabalho de técnicos dos governos do RS, SC, PR e MS ao governador Roberto Requião, presidente do Codesul, em Curitiba, no dia 16 de dezembro, com as primeiras conclusões sobre a proposta de criação da Ferrosul, empresa pública que deverá ser constituída nos mesmos moldes do BRDE. Entidades como a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), União de Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs) e órgãos públicos foram convidados a acompanhar o trabalho dos técnicos dos quatro Estados integrantes do Codesul na elaboração do projeto da empresa Ferrosul.