Ferroeste e Exército definem nova parceria para ampliar ferrovia

Novos rumos serão apresentados durante seminário que comemora dois anos da retomada da operação pública da Ferroeste
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17/12/2008 - 11:30
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A Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste S/A), única operadora ferroviária pública do Brasil, comemora nesta quinta-feira (18), em Curitiba, dois anos da operação pública da ferrovia Guarapuava-Cascavel com a realização do “I Seminário Técnico de Planejamento da Expansão da Ferroeste”. O encontro técnico definirá os termos de uma nova parceria entre a empresa paranaense e o Exército Brasileiro para a construção dos novos ramais da estatal, que ampliarão e reforçarão a infra-estrutura logística da região Sul do Brasil e do Cone Sul da América do Sul. O seminário é organizado pela Ferroeste e pelo Departamento de Engenharia e Construção do Exército (DEC), em conjunto com o Centro de Excelência em Engenharia de Transportes do Exército (Centran). Participarão da abertura representantes dos governos do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e do Governo Federal, Exército Brasileiro e Ministério Público do Paraná. Também estará presente o General de Exército Italo Fortes Avena - Chefe do DEC - Departamento de Engenharia e Construção. Segundo o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, o projeto de expansão da infra-estrutura do modal ferroviário paranaense, com ramais para o Mato Grosso do Sul, Oeste de Santa Catarina e Paraguai atende os usuários da ferrovia e das forças produtivas de várias regiões do Paraná, e de outros Estados. A ampliação da linha férrea conectará as regiões sudoeste e extremo oeste paranaense, Mato Grosso do Sul, oeste catarinense e o Paraguai aos portos do Paraná e de Santa Catarina. O fomento do modal ferroviário conta ainda com o apoio de entidades de classe ligadas ao agronegócio como a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Federação da Agricultura (Faep) e a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). Seminário - A abertura do Seminário Técnico será às 8h30. Durante o dia, técnicos e especialistas do setor ferroviário, engenheiros, ambientalistas, portuários, militares, Ministério Público, secretarias de Governo, institutos de tecnologia e DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura) discutirão projetos técnicos, econômicos, ambientais e modelos de gestão e construção dos novos ramais da Ferroeste. Às 9 horas, o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, fará a exposição do “Projeto de Expansão da Ferroeste”, que será seguido, às 9h45, por uma mesa de análise do tema “Projeto de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), Projeto executivo e de engenharia – considerações técnicas, tecnológicas e financeiras”. A mesa de estudos técnicos será formada pelo promotor Saint-Clair Honorato Santos (Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente do Ministério Público do Paraná); secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues; Harry Luiz Ávila Teles (IAP), Luiz Alberto de Paula César (Portos de Paranaguá e Antonina); Coronel Paulo Roberto Dias Morales (Centran); Carlos Alceu Rodrigues (Instituto Militar de Engenharia); Paulo Sidnei Carreiro Ferraz (Sindicato dos Engenheiros do Paraná); Jefferson Schreiber (Lactec); Emílio Hoffman Gomes (IEP). No período da tarde, a partir das 14h30, os debatedores discutirão o tema “Estratégias, prazos e modelos para gestão dos projetos de construção – possibilidades até 2010”. Farão parte da mesa, Terufumi Katayama (Secretaria do Estado de Transporte); diretor de Operações da Ferroeste, Lino Antonio Campos Gomes e representantes do DNIT, e militares do Centran e DEC. Histórico - a Ferroeste, criada em 15 de março de 1988, é empresa de economia mista, vinculada a Secretaria dos Transportes. O Estado do Paraná é o maior acionista. Construída pelo governo paranaense em parceria com o Exército Brasileiro, durante o primeiro mandato do governador Roberto Requião, entre 1991 e 1994, a Ferroeste custou US$ 360 milhões, pagos com recursos do estado. As obras começaram em 15 de março de 1991. O trecho construído tem 248 quilômetros entre Guarapuava e Cascavel. Durante o governo Jaime Lerner, a Ferroeste foi privatizada, em leilão realizado em 10 de dezembro de 1996, pelo prazo de 30 anos, renováveis por igual período. O consórcio vencedor constituiu a Ferrovia Paraná S/A – Ferropar e iniciou suas atividades em 1º de março de 1997. Nos anos seguintes, o consórcio Ferropar, operador do serviço, deixou de fazer os investimentos previstos, não cumpriu as metas de transporte de cargas, nem pagou as parcelas estipuladas no contrato de concessão. Em 2003, Roberto Requião, em sua nova gestão à frente do governo do Estado, determinou à diretoria da Ferroeste a retomada do controle da ferrovia. O advogado Samuel Gomes, então diretor administrativo, jurídico e financeiro da empresa, ingressou com várias ações em juízo, culminando com a retomada da ferrovia pelo Estado em 18 de dezembro de 2006. Serviço I Seminário Técnico de Planejamento da Expansão da Ferroeste Hotel Rockefeller Slavieiro Rua Rockefeller, 11, esquina com Avenida Silva Jardim 18/12/2008 8h30 às 12h30 horas e das 14h30 às 17h30 * Confirmar participação até dia 17/12/08 às 18h