Ferroeste discute ramal que liga Mato Grosso do Sul ao Oeste catarinense

Reunião será realizada nesta sexta-feira (29), em Chapecó (SC), com representantes das principais cidades em que passaria a estrada de ferro
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28/02/2008 - 18:00
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O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, se reúne, nesta sexta-feira (29), no Oeste de Santa Catarina, com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Vincenzo F. Mastrogiacomo, para discutir propostas da extensão da ferrovia, que deve ligar Mato Grosso do Sul a Santa Catarina, passando pelo Sudoeste e Oeste paranaenses. Também participam do encontro deputados e autoridades da região, além de representantes do Mato Grosso do Sul e das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. O evento está programado para as 18h15, na sede da Associação (Avenida Getúlio Vargas, 1.748, Centro). “Estou cada vez mais convicto que o aprofundamento dos estudos que a Ferroeste vai elaborar em conjunto com o BNDES irão demonstrar que essa ferrovia é viável e promoverá a integração e o desenvolvimento do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, além do fortalecimento dos portos paranaenses e catarinenses”, afirmou Samuel. SOLUÇÕES – De acordo com os deputados da região, a ligação da Ferroeste com Santa Catarina vai contribuir para resolver os problemas de logística no transporte que o Oeste daquele estado enfrenta. “O ramal faz muita falta para agroindústrias, pois somos grandes exportadores de suínos, aves e derivados do leite”, disse o deputado Celso Maldaner (PMDB). O transporte de milho seria um dos beneficiados, de acordo com o deputado Cláudio Antônio Vignatti (PT). Ele contou que Santa Catarina avançou muito na produção de proteína animal e a ferrovia tornaria mais acessível esse transporte. “O transporte pela a ferrovia é mais barato, mais ágil, diminui o custo Brasil, integra os estados e, principalmente, desenvolve as regiões”, destacou Vignatti. Maldaner ressaltou que o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) deverá ajudar tornar o empreendimento viável assim como a integração entre os três estados. “O governo do estado, a área empresarial e de produção estão empenhados em ajudar para que o projeto se realize o mais rápido possível”, completou o deputado Valdir Collato (PMDB). O autor do projeto da ferrovia de Integração Catarinense, deputado Odacir Zonta (PP), disse que a ligação dos três estados com os portos de Itajaí e Paranaguá é essencial. PARANÁ E MATO GROSSO DO SUL – Também participam da reunião representantes do Oeste e Sudoeste do Paraná e do Mato Grosso do Sul, com comitivas paranaenses de Francisco Beltrão, Pato Branco, Dois Vizinhos e Palmas, além de municípios do Oeste. “Com a decisão de dar prioridade ao Corredor Oeste, de Cascavel a Guaíra e de Mundo Novo a Maracaju, no Mato Grosso do Sul, e agora com o início da análise de viabilidade do trecho entre Cascavel/Sudoeste e Santa Catarina, este projeto ganha ainda mais força”, disse o prefeito de Guaíra, Fabian Vendrusculo (PT). Para o prefeito de Dourados-MS, José Laerte Cecílio Tetila (PT), a ferrovia é de fundamental importância. “Nossa região é uma das mais produtivas do país em termos de agricultura e pecuária, é a primeira do Estado em exportação de grãos e de carne. A ferrovia seria importante para escoar essa safra. O projeto é fundamental para o avanço da região”. Laerte também ressaltou a importância do transporte ferroviário. “Cerca de 70 a 80% dos hortifrutigrangeiros de Dourados e região são importados de outros estados, então, seria importante aproveitar os vagões e alavancar esse segmento agrícola muito forte no município para abastecer a capital”.