O presidente da Estrada de Ferro Paraná Oeste S/A (Ferroeste), Samuel Gomes, cumpriu em Itajaí (SC) mais uma etapa da campanha pela ligação da ferrovia que liga Cascavel a Guarapuava, no Paraná, até o Mato Grosso do Sul e o Oeste de Santa Catarina.
A operadora ferroviária do governo do Paraná apresentou à Associação Empresarial e aos gestores do Porto de Itajaí o projeto que prevê, em território catarinense, cerca de 300 quilômetros de linha férrea, até a região de Chapecó.
A proposta, já apresentada aos governadores dos três Estados envolvidos e à ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, em janeiro, é a investida da Ferroeste para seguir na carona dos dois grandes projetos previstos para a malha ferroviária de Santa Catarina.
De acordo com Gomes, a expansão da companhia paranaense será complementar aos projetos da Ferrovia Leste-Oeste, também conhecida como Ferrovia do Frango, que terá 610 quilômetros, de Itajaí a Coronel Freitas, e da Ferrovia Litorânea, com uma parte em licitação, que ligará Araquari e Imbituba, ao longo de 236 quilômetros.
“Estamos levando aos empresários e ao governo catarinense que a Ferroeste irá fortalecer a nova malha ferroviária, passando por um eixo dinâmico de desenvolvimento no Sul do País”, disse o presidente da Ferroeste.
Segundo o presidente da companhia paranaense, o incentivo ao comércio exterior em Santa Catarina, com a Ferroeste, seria maior pela interligação às ferrovias que levarão aos portos de Itajaí e de São Francisco do Sul, e também por novos acessos a países da América Latina.
O presidente da Associação Empresarial de Itajaí, Marco Aurélio Seara, manifestou apoio ao projeto da empresa.