O dia 11 de julho de 2008 será uma data marcante para a comunidade ferroviária paranaense. A União - por meio do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo - assina o termo de cessão do edifício Teixeira Soares, prédio histórico da Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA), localizado na rua João Negrão, para a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A cessão vai assegurar, nas condições possíveis, a preservação da memória ferroviária e a continuidade do sonho de um transporte ferroviário público de qualidade.
O prédio estava para ser cedido para um órgão judicial federal o que representaria um golpe de morte para a memória ferroviária. Para evitar que isso acontecesse, um grupo de entidades ferroviárias, lideradas pela Ferroeste e pelo Centro dos Ferroviários do Paraná e Santa Catarina, com o apoio do governador Roberto Requião, procurou a Universidade Federal do Paraná. O objetivo era sugerir a utilização do prédio histórico para instalação de unidades da Universidade, da sede da Ferroeste e das entidades históricas da comunidade ferroviária paranaense. As negociações conduzidas com a União contaram com o apoio do Dr. Cácio Ramos, inventariante da RFFSA. Quem também teve um papel destacado foi o ex-governador Emilio Gomes.
Pela vitória conquistada em favor da família ferroviária paranaense, o governador Roberto Requião, o ex-governador Emilio Gomes, a UFPR e eu tivemos a alegria de receber homenagem durante a reunião semanal da Escola de Governo do Paraná, no dia 03 de junho de 2008, entregue pelo Centro dos Ferroviários do Paraná e Santa Catarina. O Centro, símbolo maior da comunidade ferroviária paranaense, foi fundado em 1928 por sete ferroviários, dentre os quais o avô do atual governador, Wallace de Mello e Silva.
A Universidade Federal reiterou o compromisso de garantir a presença de atividades ferroviárias no edifício Teixeira Soares com a sede da Ferroeste, do Centro dos Ferroviários do Paraná e Santa Catarina, Unifer e Associação dos Engenheiros da RFFSA.
As entidades pretendem que todo o acervo técnico nacional da RFFSA seja transferido do Rio de Janeiro para o edifício Teixeira Soares e digitalizado para ser colocado a serviço do país. É um projeto generoso e importante para o Brasil.
A Ferroeste, como única operadora ferroviária pública do país, é a herdeira da Rede Ferroviária Federal. Não como instituição, mas como sonho e projeto de um transporte ferroviário público voltado aos interesses maiores do povo brasileiro.
Estamos batendo recordes de produção a cada mês. Se somos tão ou mais eficientes que as operadoras privadas, somos diferentes nos objetivos que perseguimos: sem descuidar da responsabilidade gerencial, que nos obriga a sermos uma empresa lucrativa, buscamos, antes e acima de tudo, o desenvolvimento econômico e social do Paraná e do Brasil e o apoio aos pequenos e médios produtores.
Enfim, o dia de hoje preserva a alma da Rede Ferroviária Federal do Edifício Teixeira Soares. É, por isso, é um dia a comemorar!
Curitiba, 10 de julho de 2008
Samuel Gomes
Diretor Presidente da FERROESTE