Na semana que marca os três anos de retomada das operações da Ferroeste pelo Governo do Estado, comemorada nesta sexta-feira (18), a empresa está convocando novos candidatos aprovados no concurso público realizado em 12 de outubro de 2008. São mais 21 vagas em quatorze funções diferentes a serem preenchidas nas unidades de Cascavel, Guarapuava e Curitiba.
Este ano, a Ferroeste já contratou 75 novos funcionários de um total de 128 vagas abertas no concurso. Com as novas aquisições esse número subirá para 96 já no início de 2010 quando os aprovados deverão começar a trabalhar. As novas contratações visam substituir pessoal terceirizado por funcionários de quadro próprio, preparando o ambiente corporativo para os desafios de crescimento da empresa com os novos projetos de expansão.
Essas substituições, que não implicam na criação de novos cargos na Ferroeste, vão gerar, somente no ano que vem, uma economia de aproximadamente R$ 1,2 milhão na folha de pagamento com a redução de despesas terceirizadas.
“O concurso público e as novas convocações”, segundo o presidente da empresa, Samuel Gomes, “fazem parte da reestruturação da empresa” depois da retomada da ferrovia pelo Estado e “visam preparar a Ferroeste para o seu papel de vetor do desenvolvimento sócio-econômico da região Sul e do Brasil, inclusive com a transformação da empresa paranaense na Ferrosul, uma companhia dos quatro estados do Codesul (PR, SC, RS e MS), com reflexos na logística da América do Sul”.
Gomes salienta que “com a admissão dos concursados, a Ferroeste dá mais um passo na consolidação de seu projeto de fortalecimento da ferrovia pública, através de uma empresa eficiente, enxuta e produtiva, voltada para o interesse público e para o desenvolvimento sócio-econômico de toda a região Sul”. Gomes faz a ressalva de que a empresa deve ser lucrativa, “mas sem a preocupação obstinada com a obtenção de lucros fantásticos para transferir a investidores nas bolsas de valores. A Ferroeste está focada na busca incessante e criativa da menor tarifa”.
Segundo o presidente da empresa, o objetivo principal da ferrovia é a redução do custo logístico: “É de transporte barato o que a nossa agricultura, indústria e comércio necessitam”. Para cumprir esse papel, ressalta Gomes, “a Ferroeste precisa dotar-se de um corpo de trabalhadores qualificados, honestos e produtivos”.
VAGAS
Os cargos que serão preenchidos são os seguintes: auxiliar de produção, operador de produção, artífice de via (2), inspetor de via, motorista, operador de manobras, técnico de segurança, maquinista (4), operador de controle (4), supervisor de via, supervisor de controle, secretário executivo, assistente contábil II e engenheiro civil.
Independentemente do local da vaga, todos os candidatos selecionados deverão apresentar-se junto ao Departamento de Recursos Humanos da Ferroeste, no dia 22 de dezembro, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 16 horas, munidos dos documentos relacionados no Anexo I do Edital 001/2008.
As unidades da Ferroeste estão localizadas nos seguintes endereços: Curitiba (Avenida Iguaçu, 420, 7ºandar, Rebouças), Cascavel (Terminal Ferroviário – BR 277, Km 576) e Guarapuava (BR 277, Km 352+400m, Jardim das Américas).
A relação dos aprovados e o rol dos documentos necessários à contratação pode ser consultada na página da Ferroeste na internet (www.ferroeste.pr.gov.br). O início das atividades dos novos contratados será no dia 4 de janeiro de 2010.
Ferroeste convoca mais 21 aprovados em concurso público
Este ano, a empresa já contratou 75 novos funcionários de um total de 128 vagas abertas em provas de seleção
Publicação
18/12/2009 - 17:40
18/12/2009 - 17:40
Editoria