O governador em exercício Orlando Pessuti e o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, visitaram nesta quinta-feira (26) à noite, no Parque de Exposições de Marechal Cândido Rondon, a ExpoRondon, uma das maiores feiras agropecuárias do Oeste do Paraná e conhecida nacionalmente pela tradicional Festa do Boi no Rolete, que ocorre neste domingo (29), com a perspectiva de que 25 mil pessoas venham a almoçar no recinto.
Estão sendo preparados 47 bois no rolete, o mesmo número de anos completados pelo município, que faz parte da maior bacia leiteira do Estado e a terceira do país, em termos de microrregião. A expectativa dos organizadores é que a ExpoRondon deste ano venha a movimentar mais de R$ 5 milhões.
“Este dado revela a determinação dos nossos produtores em continuar trabalhando com o agronegócio e a agricultura familiar, produzindo cereais e produtos pecuários. O Paraná enfrentou três reveses terríveis ou seja três estiagens complicadoras, a febre aftosa que não houve, mas que até hoje amargamos prejuízos. E, agora, depois de muito trabalho, recuperamos a condição de maior produtor de grãos do país. Portanto, tudo isto demonstra a saga dos nossos produtores e, ao mesmo tempo, a qualidade técnica dos nossos profissionais do setor agrícola do Estado e a determinação do Governo do Paraná, para que os nossos produtores continuassem plantando e recebendo todo apoio”, disse Pessuti, ao percorrer a feira.
O secretário Valter Bianchini afirmou, por sua vez, que a evolução da produção paranaense, o bom momento da pecuária leiteira e a retomada de alguns países em comprar a carne bovina do Paraná, tem refletido positivamente na economia do Paraná e “conseqüentemente nas feiras e exposições, como é o caso da ExpoRondon, que vive a expectativa de bons negócios este ano. Aliás, todas as feiras e exposições realizadas no Estado este ano tem apresentado bom movimento, seja na comercialização de gado, máquinas e até mesmo de outros negócios. Isto mostra que o meio rural, nesta safra, começa a se recuperar da crise dos anos anteriores”.
Bianchini disse acreditar que as perspectivas são ainda melhores para a safra 2007/2008 e “isto tem atraído novos investimentos para o nosso Estado. Ontem, no Sudoeste, a Confepar anunciou um grande investimento em laticínio de leite. A Lacto está investindo em Francisco Beltrão e Pato Branco. Hoje, estamos conversando aqui com um empresário do Mato Grosso interessado em investir no setor da suinocultura. Enfim, o Paraná vive um momento importante na agricultura, na agroindústria e no movimento das exportações. O ano de 2007 marca sm duvida a retomada do desenvolvimento rural”.
ExpoRondon- Para o prefeito Edson Wasem, esta edição da ExpoRondon deverá ser a maior já realizada. Ele recorda que no ano passado não houve a exposição pecuária, o que afetou o movimento dos negócios. Mesmo assim, a exposição foi sucesso de público. “Para este ano, não tenho duvida que mais de 70 mil pessoas devem passarpelo parque de exposição e espera-se com isso um grande volume de negócios’.
Segundo ele, o ponto alto da feira é a Festa Nacional do Boi no Rolete, que acontece neste domingo. Também são atrações os shows, a exposição de suínos, gado leiteiro, animais de pequeno porte, orquídeas e produtos da industria e do comércio, além do rodeio.
Feira em Rondon realiza domingo tradicional Festa do Boi no Rolete
Governador em exercício, Orlando Pessuti, e secretário da Agricultura, Valter Bianchini, visitam a feira
Publicação
27/07/2007 - 10:22
27/07/2007 - 10:22
Editoria