Na sua primeira edição, em Guaratuba, no litoral paranaense, a Feira “Sabores do Paraná” superou as expectativas e se mostrou um grande sucesso, com bons negócios realizados pelos agricultores familiares das mais diversas regiões do Paraná.
A aceitação dos produtos da agroindústria familiar, por parte dos moradores de Guaratuba e de turistas que estavam desfrutando de suas férias no município, pôde ser comprovada pelo balanço feito pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, responsável pelo Programa Fábrica do Agricultor. Durante os 10 dias de feira mais de 50 mil pessoas passaram pelo Ginásio de Esportes do Colégio 29 de Abril, que resultaram em R$ 250 mil em produtos comercializados. Das 130 agroindústrias presentes, 97% recuperaram suas despesas, 93% dos agricultores obtiveram lucros, e 45% deles fecharam negócios futuros.
“Recebemos visitas de representantes de vários estabelecimentos do litoral, de Campo Largo, e até mesmo dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, interessados em revender os produtos ofertados na Feira. Dentre eles, o La Bodega, loja de Guaratuba, especializada em queijos, vinhos, geleias e petiscos, que fechou negócios futuros com vários agricultores”, explicou Eder Dalla Pria, coordenador do Programa de Agroindústria Familiar da Seab.
José Luiz Villar, produtor de tomate seco e de banana desidratada, no norte do Estado, na sua primeira participação na Feira Sabores vendeu tudo o que levou para Guaratuba, a produção referente a um mês.
A agricultora Maria do Rosário Corsini, do município de Doutor Camargo, participou pela terceira vez da Feira no litoral (as duas anteriores em Matinhos), e também vendeu toda a sua mercadoria, cerca de 500 pacotes de biscoitos e bolachas caseiros. Quem também vendeu toda a produção foi Almira Aparecida Nadal, de Ponta Grossa. Foram 400 peças de queijo Minas padrão, frescal e condimentados.
E Heraldo Gillung, de Palmeira, que levou para Guaratuba suas cervejas caseiras produzidas com puro malte, teve que voltar à sua propriedade já no quinto dia de feira, para buscar mais uma carga do produto, que superou suas expectativas de vendas.
Agora a Secretaria da Agricultura se prepara para a realização da terceira edição da Feira Sabores do Paraná, em Matinhos, de 21 a 31 de janeiro próximos. Cerca de 50% dos expositores vão ser renovados, o que significa que metade dos produtos ofertados aos consumidores vai ser diferente do que foi comercializado em Guaratuba.
Feira Sabores do Paraná, em Guaratuba, supera expectativas de público e vendas
Durante os 10 dias de feira mais de 50 mil pessoas passaram pelo Ginásio de Esportes do Colégio 29 de Abril, que resultaram em R$ 250 mil em produtos comercializados
Publicação
19/01/2010 - 18:20
19/01/2010 - 18:20
Editoria