Feira Sabores do Paraná é uma das atrações da 38.ª Expoingá

A Feira acontece no Pavilhão Branco do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, onde acontece a 38° Exposição Internacional de Maringá – Expoingá
Publicação
10/05/2010 - 15:10
Editoria
A Feira Sabores do Paraná voltou à cidade de Maringá e desde a última quinta-feira (6) tem atraído o consumidor da cidade e de outros municípios das regiões norte e noroeste do Estado. A Feira acontece no Pavilhão Branco do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, onde acontece a 38° Exposição Internacional de Maringá – Expoingá.
Participam do evento produtores de diversas regiões do Estado, sendo 40% da região de Maringá. A feira traz um mix de produtos como geleias, patês, doces, queijos, vinhos, sucos, salames, defumados, biscoitos, bolachas, temperos e condimentos, conservas, licores, chips (de mandioca, de batata e de banana), polpa de frutas, café, mel e derivados, rapadura, salame, tender de avestruz entre outros.
“Tudo na feira é um prato cheio para quem gosta de novidades. Tem receitas caseiras, misturas de temperos, e condimentos diferentes dos que o consumidor costuma encontrar nos mercados”, explica Eder Dalla Pria, coordenador do Programa Fábrica do Agricultor, da Secretaria da Agricultura. Artesanatos com couro de tilápia e pele de avestruz também se destacam, além da exposição de orquídeas e de outras flores ornamentais.
Uma das novidades desta Feira é o óleo de abacate, desenvolvido pelo engenheiro agrônomo Rosalino Puccini, de Ubiratã. O produto, rico em nutrientes, tem várias utilidades, segundo Puccini. Pode ser utilizado na culinária, com fins terapêuticos e até como cosméticos para os cabelos e para o corpo. Esta é a primeira vez que Edma e Rosalino Puccini participam da Feira, e estão apostando no lançamento desse produto. A matéria-prima para a produção do óleo vem do próprio quintal, onde são cultivados os abacateiros.
ABRINDO MERCADOS - A agricultora Marinete Valério, de Braganey, município próximo a Cascavel, também participa pela primeira vez de uma Feira Sabores do Paraná, e já faz sucesso com seus produtos derivados da lavoura de tomates. São geleias de tomate com coco, com cravo e canela, tomate em calda, salgadinho de tomate, e bala de tomate.
Segundo ela, a UTFPR de Toledo (Universidade Tecnológica Federal) em parceria com os produtores, forneceu receitas e treinamento, para o aproveitamento dos tomates não utilizados comercialmente. “Como o tomate pequeno ou com manchinhas não é vendido, a gente reaproveita para fazer as compotas, doces e salgadinhos”, explica Marinete Valério.
A agricultora também destaca a importância do programa Fábrica do Agricultor do Governo do Estado do Paraná para divulgar e colocar o seu produto no mercado. “O plantio tem um custo bem alto e reaproveitando o tomate que sobra fazemos mais um dinheirinho. O programa colocou a gente na feira sabores. Temos o produto, mas não tínhamos mercado. Agora nosso produto está sendo exposto dando a chance para quem sabe, crescermos mais”, ressalta Marinete.
A feira Sabores do Paraná vai funcionar até este domingo (16), das 10 às 22 horas, no Pavilhão Branco do Parque de Exposições José Francisco Feio, na avenida Colombo, 2186, Maringá.

GALERIA DE IMAGENS