A Feira Sabores do Paraná, que será realizada entre os dias 22 e 26 de julho, no parque Barigui, em Curitiba, marca 10 anos de promoção dos produtos da agroindústria familiar do Estado. Na edição está prevista a participação de 250 agroindústrias com a exposição de mais de 1.500 itens entre produtos orgânicos e convencionais.
A Feira Sabores tem se destacado como uma feira de novidades e negócios na área de alimentos processados, produzidos pelas pequenas e médias agroindústrias familiares do Paraná. Segundo o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, nesses 10 anos, a cada edição são lançadas novas agroindústrias, novos produtos, novos sabores, demonstrando a criatividade e a vontade dos agricultores familiares em divulgar e mostrar toda a sua potencialidade.
LANÇAMENTOS - Entre as novidades previstas para esta décima edição, os consumidores de Curitiba irão encontrar patês com sabor de damasco, de dois queijos e nozes e sardela; novas conservas como as de berinjela e árabe, novos molhos como pimentão com creme ou com especiarias; doces, com frutas desidratadas e secas; derivados de banana para alimentação como farinha de banana verde, farinhas especiais sem glúten, banana chips desidratada e assada; derivados de erva mate orgânica como erva para chimarrão e chá; derivados de soja como lingüiça de soja, achocolatado de soja e grãos matinas e ainda geléias de pimenta e de frutos da palmeira jussara, de morango com pimenta e gengibre com limão, entre outras.
Haverá também dois restaurantes com cardápios de massas e comida caseira e ainda sete lanchonetes com lanches rápidos, sucos e sorvetes.
Segundo o coordenador do programa Agroindústria Familiar – Fábrica do Agricultor, Abdel Nasser, que promove a Feira Sabores do Paraná, todos os alimentos apresentados são produzidos com matéria prima selecionada, na grande maioria produzida pelos próprios agricultores que a processam. Inclusive muitas das receitas são exclusivas das famílias, passadas de geração para geração.
NOVOS MERCADOS - O grande mérito da Feira Sabores do Paraná, iniciada em 1999 no antigo Parque Castelo Branco na região metropolitana de Curitiba, foi a abertura de novos mercados para as pequenas e médias agroindústrias familiares do Estado.
“Desde o primeiro evento, com uma tímida participação de 13 agroindústrias totalmente desconhecidas dos consumidores até esta feira, já são 250 agroindústrias participantes, muitas com clientes fiéis que a cada ano vêm buscar uma novidade, um novo sabor, um novo produto”, detalhou Nasser.
A partir de 2003, a secretaria da Agricultura iniciou um processo de interiorização da Feira Sabores do Paraná, realizando anualmente mais de 15 feiras regionais e sete edições estaduais.
Segundo Naser, a inclusão do artesanato rural como produto a ser comercializado na feira reflete a valorização das agricultoras familiares que executam uma atividade de agregação de valor e podem contribuir com a renda familiar na propriedade com uma ação rentável.
Nesses 10 anos, a Feira Sabores também abriu novos mercados para o segmento de carnes nobres de bovinos, ovinos, caprinos, coelhos, avestruzes e outras espécies animais. No período, foi feita uma parceria do governo do Estado com a Associação Paranaense de Supermercados para exposição e venda dos produtos da agricultura familiar.
Foram instaladas 61 gôndolas em 25 municípios do Estado. “Essa estrutura só não está maior porque a procura está superando a oferta e a agroindústria familiar não está podendo atender a toda a demanda”, disse Naser.
Feira Sabores do Paraná completa 10 anos em Curitiba
Evento na capital é o maior do Estado com a previsão de participação de mais de 250 agroindústrias familiares do Paraná que estarão expondo cerca de 1.500 produtos.
Publicação
06/07/2009 - 13:32
06/07/2009 - 13:32
Editoria