Feira Sabores chega a Matinhos após sucesso de público e de vendas em Guaratuba

São comercializados geléias, doces, queijos, biscoitos, embutidos, conservas, mel e vinho, entre outros produtos, além do artesanato do litoral paranaense
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22/01/2010 - 11:00
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Começou nesta quinta-feira (21) em Matinhos mais uma edição da Feira Sabores do Paraná. Os organizadores estimam que 50 mil de pessoas visitem a feira que está montada no Ginásio Municipal de Esportes José Santoro até 31 de janeiro, das 16h às 22 horas. A Feira é promovida pelo Programa da Agroindústria Familiar - Fábrica do Agricultor, da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento e serve de vitrine para os produtos fabricados pelos pequenos produtores. Este é o terceiro ano consecutivo que a feira ocorre na cidade com diversas novidades da agroindústria familiar paranaense. “O litoral tem sido um ponto importante de divulgação. Na recém terminada feira de Guaratuba foram vendidos cerca de R$ 250 mil em produtos. A Feira também é uma vitrine destes produtos para os turistas, não só do Paraná, de outros estados e de fora do Brasil. Certamente em Matinhos irá se repetir o sucesso”, afirmou o secretário da Agricultura, Valter Bianchini. Na feira de Matinhos, 90 produtores estão expondo seus produtos, envolvendo mais de 130 famílias. Os produtos comercializados nas feiras são orgânicos, tem procedência e origem garantida. São geléias, doces, queijos, biscoitos, embutidos, conservas, mel e vinho, entre outros produtos comestíveis, além do artesanato do litoral paranaense. “São mais de mil agroindústrias no Paraná e cerca de 3 mil iniciando esta atividade - começando nas feiras locais - para depois chegar às feiras estaduais. Este programa tem potencial de crescimento porque agrega valor na produção local dos produtores, gera empregos e renda todo ano, além de resgatar a rica cultura do Paraná”, disse Bianchini. Em média, por ano, são feitas 132 feiras regionais e 19 estaduais. Também são mantidas 64 gôndolas em várias redes de supermercados. “Os produtos comercializados nas feiras não deixam a desejar para nenhum produto tradicional, seja na qualidade ou na embalagem. Por isso, quando os empresários visitam a feira, logo se interessam. Com isso ajudamos a diminuir o êxodo rural, porque criamos alternativas para as pessoas se fixarem no campo”, disse o coordenador da Feira Sabores, o zootecnista Eder Dalla Pria, do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário. Para o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, “a feira contribui para o movimento na cidade e com o turismo. A partir do momento que o turista visita a feira, ele conhece o que o agricultor familiar do Paraná produz. Neste ano a Feira está maior e melhor do que a anterior. Tenho certeza que será um sucesso total”. Bons Negócios - Heraldo Gillung, mora em Palmeira e produtor de cerveja artesanal, não comercializa grandes quantidades do produto, mas espera fechar bons negócios na feira. “Aprendi a fabricar com uns técnicos que receberam treinamento na Alemanha. Faço 12 tipos diferentes de cerveja e trouxe para comercializar na feira apenas três. Para a feira de Guaratuba levei 180 litros de chopp e 400 garrafas de cerveja e faltou. É uma ótima propaganda”, disse. O produtor de noz macadâmia da cidade de Uraí, próxima a Londrina, Marcelo Kobiraki, conheceu a feira por meio da Fábrica do Agricultor em 2005 e disse que as vendas aumentaram cerca de 50%. “Vale a pena participar, porque é uma forma de divulgação. O contato direto com o público é importante porque as pessoas sugerem quantidades das embalagens ou a quantidade melhor ao paladar de açúcar e de sal. Por enquanto o nosso empreendimento é familiar, mas temos a intenção aumentar em três vezes o número de funcionários, e conseqüentemente, a renda nos próximos cinco anos”. Maristela Mendes, que produz balas de banana, em Antonina, também faz parte do programa Fábrica do Agricultor. Segundo ela, devido ao sucesso das feiras e da comercialização dos produtos em alguns supermercados, os pequenos agricultores precisaram criar a Associação das Agroindústrias do Paraná (Asipar), hoje conta com 24 associados. “Ampliamos em 30% os contatos e os pontos de vendas. Quando fomos convidados para comercializar os produtos nos supermercados, percebemos que teríamos despesas com divulgação e com logística para a distribuição dos produtos. Então nos associamos e dividimos os custos”. A edição litoral da Feira tem apoio das prefeituras de Guaratuba e de Matinhos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Itaipu Binacional, Ecovia, Fundação Terra, Banco do Brasil, Correios, Sanepar, Copel, Condor Super Center, Viação Graciosa e Mineração Nova Prata.

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