Apesar da chuva, mais de 5 mil pessoas passaram pela Feira Sabores do Paraná, realizada no final de semana (27 a 29), em Apucarana, Norte do Estado. A primeira edição da feira na cidade reuniu 40 agroindústrias, que apresentaram aos visitantes cerca de 600 produtos, entre eles temperos, geléias, conservas, biscoitos e bolachas caseiros, e sucos e vinhos, queijos e embutidos.
Entre os expositores 19% comercializaram todos os produtos e 41% fecharam negócios futuros. “Essa feira tem tudo para se estabelecer. Vamos nos organizar para que ela seja realizada sempre na mesma época e seja criada fidelização junto à população de Apucarana e região”, disse Abdel Naser, coordenador do Programa Agroindústria Familiar – Fábrica do Agricultor –, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná. Naser acredita que em dois anos a feira pode assumir as proporções das realizadas em Londrina e em Ponta Grossa. “Vale a pena investir nela, até porque a prefeitura de Apucarana já se prontificou a apoiar o próximo evento, no ano que vem.”
Da feira, os consumidores puderam levar para casa café moído na hora, licor e vinho de amora, chips de banana, tender e salame de avestruz e queijo frescal, entre outros produtos. Entre os produtos incomuns estavam a linguiça fresca, o salame, o lombo e a costelinha defumados, de porco da raça Moura. “A criação do animal é natural, ele é alimentado sem ração, com abóbora, mandioca, capim, cana e farelo, o que resulta numa carne sem banha e com pouca gordura”, explicou o produtor João Rodrigues, que já é conhecido na região por participar da Feira do Entardecer e por sua criação de leitões. “A carne que vem desse animal rústico é muito saborosa”, completou o criador.
De acordo com Naser passaram pela Feira Sabores do Paraná, varejistas e atacadistas da região, com a finalidade de saber mais sobre os produtos da agroindústria familiar do Paraná, além de prefeitos interessados em fomentar a Fábrica do Agricultor em seus municípios. “Muitos agricultores em excursões técnicas também visitaram a feira. Eles aproveitaram para conhecer um pouco mais sobre os produtos e saber de que forma o Programa Fábrica do Agricultor pode ajudá-los a agregar valor e a melhorar a renda de suas famílias.”
PROGRAMA – O Programa da Agroindústria Familiar - Fábrica do Agricultor, coordenado pela Secretaria da Agricultura e executado pela Emater, foi criado para diversificar a cadeia produtiva rural como forma de fortalecimento da agricultura familiar, integrada ao sistema de produção. “Queremos incentivar os pequenos produtores a conquistar espaços com suas atividade econômicas, envolvendo-os cada vez mais com outros setores, a exemplo do turismo rural ou mesmo o ecoturismo”, explica o secretário da Agricultura, Valter Bianchini.
O secretário destaca os mais de 2 mil empreendimentos já consolidados no Estado. “Esta é uma forma de proporcionar ocupação da mão de obra da família no próprio ambiente rural, promovendo a tão desejada inclusão social da família do campo nos negócios das cidades”, completa Bianchini.
Feira Sabores atrai mais de 5 mil visitantes em Apucarana
Sucesso dessa edição faz organizadores a pensar em estabelecer a feira no calendário do município
Publicação
30/11/2009 - 17:30
30/11/2009 - 17:30
Editoria