Com aproximadamente 5 mil jogos disputados só nas modalidades coletivas (basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei), foi encerrada nesta quinta-feira (29) a fase regional dos 55.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s). A próxima etapa da competição será a fase macro-regional, disputada apenas nas modalidades coletivas, nos dias 6, 7 e 8 de junho, em oito sedes. Depois virá a grande final, em Curitiba, entre os dias 11 e 22 de julho, com a participação de mais de 7 mil alunos.
Em todas as fases, desde a municipal nos 399 municípios à final, participam perto de 400 mil pessoas, somando atletas, árbitros e dirigentes. “Não temos conhecimento de outra competição maior no País, principalmente nos moldes em que nós fazemos, reunindo ao mesmo tempo em cidades-sedes todas as modalidades mais praticadas no Estado”, afirma o diretor-presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.
A fase regional foi realizada nos 32 Núcleos Regionais de Educação, em três semanas, nas cinco modalidades coletivas e também no atletismo, tênis de mesa e xadrez. Em cada regional classificaram-se 20 equipes campeãs nas cinco modalidades coletivas (uma de cada sexo e uma de cada faixa etária, de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos), somando-se um total de 640 equipes para a macro-regional, na última seleção antes da final. Nessa penúltima fase, nas oito sedes, passam para a final a campeã e a vice de cada modalidade coletiva, nos dois sexos e nas duas faixas etárias.
Na fase final entram, além dos classificados direto da fase regional nas modalidades de atletismo, tênis de mesa e xadrez, os atletas de ginástica rítmica, judô, natação e também como novidade este ano os de vôlei de areia. Os alunos classificados na fase regional do atletismo são apenas de algumas provas, como de arremesso do peso, salto em distância e outras de velocidade e resistência. Os alunos que participam de provas que exigem mais equipamentos, como corrida de obstáculos, lançamento de dardo e salto com vara, entram direto na final também.