Começa nesta sexta-feira (1) a fase regional dos 51.º Jogos Abertos do Paraná (Jap’s), promovidos pelo Governo do Estado. Haverá cerimônias de abertura às 20h em seis sedes: Andirá, Colorado, Iporã, Palmas, Pinhão e Pitanga. Na Região 1 (Guaratuba e Paranaguá) não haverá solenidade de abertura. Nas sete regionais, as disputas começam neste sábado (2) e vão até 9 de agosto. Na Região 6 (Oeste), a fase regional será disputada de 8 a 16 de agosto, em Palotina. Nas oito regiões participam da fase regional 201 municípios, com 590 equipes de basquete, bocha, bolão, futebol, futsal, handebol e vôlei.
Com exceção do futebol, só com equipes masculinas, as demais modalidades serão disputadas pelos dois sexos, num total de mais de 7 mil atletas. “Em número de municípios, tivemos até mais que no ano passado (191 municípios), quando comemoramos os 50 anos da competição. Mas é menor o número de equipes – 590 contra 682 em 2007 – e em conseqüência também o de atletas”, afirma o presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha da Rocha.
A menor participação em ano de eleições é histórica, tendo em vista o corte de gastos, mas isso não chega a influir na organização da competição. “Não é o maior ou menor número de participantes que vai tornar os Jogos Abertos do Paraná mais ou menos interessante, mas sim a parte técnica, cada vez mais qualificada”, diz o coordenador geral da competição, Dirceu Ramiro de Assis.
A fase regional dos Jogos Abertos do Paraná é disputada apenas pelas equipes da Divisão B nas modalidades coletivas. As da Divisão A (dez em cada modalidade) vão direto para a fase final, de 19 a 27 de setembro, em Cascavel, quando entrarão também os atletas das modalidades de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. As equipes de Cascavel da Divisão B também não participam da fase regional, porque vão automaticamente para a final.
A competição é disputada em duas divisões, “A” e “B”, com acesso e descenso nas modalidades coletivas, com exceção do vôlei de praia. Das dez equipes da Divisão A caem três, e sobem três da Divisão B, no ano seguinte. Na fase regional, classificam-se para a final 16 equipes por modalidade coletiva, mas não necessariamente duas por regional. As regiões com mais inscrições têm mais vagas. Mas terão classificação garantida em cada regional os campeões das modalidades, no feminino e masculino.
Como já ocorreu no ano passado, o Governo do Estado se responsabiliza pela alimentação de todas as delegações, além da organização da competição e hospedagem dos atletas e dirigentes em alojamentos. “Os municípios, desde que não queiram levar cozinha própria e hospedar seus atletas em hotéis, arcam apenas com o transporte de suas delegações até a cidade sede da fase regional”, explica o diretor de Esporte da Paraná Esporte, Detlev Surkamp.
Além dos Jogos Abertos do Paraná, o Governo do Estado promove os Jogos Colegiais (já encerrados), Jogos Universitários (encerados também) e Jogos da Juventude (faltando a fase final, de 29 de agosto a 7 de setembro, em Cianorte). Em todos eles, a alimentação é assegurada sem custos para os municípios. “Inicialmente isso ocorria só nos Jogos Colegiais, retomados no Governo Roberto Requião, e logo depois a alimentação grátis foi estendida para todas as competições, facilitando a participação dos municípios menores”, conta o presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha da Rocha.