Com o encerramento da fase regional em sete sedes, nesse sábado (27), já chegam a 1.280 atletas e 127 equipes os classificados para a fase final do 23.º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s) que vai acontecer entre os dias 25 de setembro e 4 de outubro em Umuarama, região Noroeste do Paraná. Ainda resta a disputa de uma regional, em Castro, entre 19 e 27 de julho, quando aproximadamente mais 200 atletas serão classificados para as finais.
Participaram nas sete sedes (Bandeirante, Colombo, Cruzeiro do Oeste, Foz do Iguaçu, Ivaiporã, Mandaguaçu e Santo Antônio do Sudoeste), entre os dias 19 e 27 de junho, mais de 10 mil atletas, formando 815 equipes de 220 municípios. As modalidades disputadas foram: basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia e xadrez, nos sexos feminino e masculino – no futebol só no masculino.
“Tivemos a oportunidade de acompanhar os jogos em algumas cidades e constatamos o interesse dos atletas pela competição. O Governo do Paraná oferece aos municípios condições de participarem de uma disputa de alto nível técnico, sem custos com inscrições, arbitragens e alimentação, e eles deram a resposta. Estamos felizes com o desenvolvimento dos jogos”, destacou o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha.
Em todas as modalidades coletivas classificaram-se para a fase final o campeão de cada regional e mais alguns vices, daquelas mais concorridas como do futsal e futebol, até o máximo de três vices, a exceção no futsal (masculino) que classifica quatro. Vale lembrar que as equipes das modalidades coletivas que disputaram a fase regional são da Divisão B. Os confrontos são entre seleções dos municípios.
A fase final, na Divisão B, terá no máximo 12 equipes por modalidade. Estão com vagas asseguradas as campeãs das regionais e as equipes de Umuarama, por ser sede, menos a de futsal (masculino) que está na Divisão A – o que dá a oportunidade de um quarto vice entrar nessa categoria. Esses vices, no entanto, só serão confirmados após a realização da regional em Castro.
As equipes da Divisão A nas modalidades coletivas (basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei) vão direto para a fase final, assim como aquelas de divisão única (atletismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis e tênis de mesa). Também em uma só divisão, o vôlei de praia e xadrez foram disputados na fase regional e os dois primeiros colocados por categoria se classificaram para a final.