A fase final dos 55.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s) deste ano, que será disputada de 11 a 22 de julho, em Curitiba, terá duas novas modalidades: o goalbal e o voleibol de areia, além das 11 tradicionais (atletismo, basquetebol, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez). “Os objetivos dos Jogos Colegiais do Paraná são amplos, sendo nossa obrigação captar os anseios da comunidade desportiva e dar a oportunidade para que todos possam praticar a modalidade preferida”, afirma o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha da Rocha.
A principal novidade é o goalbal, esporte surgido após a II Guerra Mundial, para os ex-combatentes que ficaram cegos em combate. Foi o primeiro desporto criado especificamente para deficientes visuais. O goalbal é disputado por duas equipes de três jogadores, em quadras poliesportivas. O campo de jogo, tal como no voleibol, é dividido em dois quadrados de 9 metros, perfazendo um comprimento total de 18 metros, mas com duas balizas na linha de fundo, da mesma largura da quadra, ou seja, de 9 metros, por 1m30 de altura. A bola tem um peso de 1,25 kg, com guizo em seu interior. Os jogadores arremessam a bola com as mãos, tentando fazer com que ela passe pelos adversários e chegue à linha de fundo oposta.
A competição do goalbal nos Jogos Colegiais será realizada de acordo com as regras da International Blind Sport Federation. Neste primeiro ano apenas duas escolas estarão participando: a Escola Primeiro de Maio, de Campo Largo, e ILITC, de Londrina, no feminino e masculino.
O voleibol de areia começa com uma grande aceitação pelas duplas de todos os Núcleos Regionais de Educação. Na Classe A, para alunos/atletas de 15 a 17 anos, no feminino, estão inscritas 44 duplas e no masculino, 49. Na Classe B (de 12 a 14 anos), são 29 duplas no feminino e 24 no masculino, e mais sete duplas mistas.