Fase final dos Jogos Colegiais começa em seis cidades

57º Jogos Colegiais do Paraná começam nesta sexta-feira (28) em Apucarana, Campo Mourão, Ibiporã, Marialva, Maringá e Rolândia
Publicação
27/05/2010 - 15:32
Editoria
Começa nesta sexta-feira (28) com as solenidades de abertura a fase final dos 57º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s) em seis sedes: Apucarana (basquete), Campo Mourão (ginástica rítmica, handebol, natação, taekwondo e xadrez), Ibiporã (futsal e goalball), Marialva (futebol), Maringá (atletismo, judô, ciclismo, tênis de mesa e bocha-PC) e Rolândia (voleibol e vôlei de praia).
Na sede Campo Mourão, a solenidade de abertura está marcada para o Ginásio de Esporte Valternei de Oliveira (Lar Paraná), às 19h30. Campo Mourão teve menos de uma semana para se organizar como sede, após Londrina se declarar sem condições de manter as modalidades na cidade com a mudança de datas para a realização da competição. Inicialmente, a fase final seria de 21 a 29 de maio, e precisou ser adiada em cima da hora para que houvesse tempo de divulgar melhor as orientações para se evitar o contágio do vírus H1N1 (gripe suína).
“Essa mudança de datas causou muitos problemas para a nossa comissão organizadora, considerando o tamanho da disputa com mais de 9 mil atletas em 16 modalidades. As dificuldades foram enormes, porque já havia uma logística para o transporte, alimentação e alojamento, mas graças à colaboração de todas as partes envolvidas conseguimos fazer a reprogramação em menos de uma semana. Sabemos que algumas equipes terão prejuízo, porém fizemos o possível para que a competição tivesse prosseguimento, depois do empenho de todos nas fases anteriores”, justifica o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha.
Para os alunos que vão participar da fase final, a maior mudança neste ano ainda são os locais das disputas. Outra é o período de realização, antes do inverno. Desde que os Jogos Colegiais do Paraná foram retomados, em 2003, pela primeira vez não será em Curitiba nem durante as férias de julho. Vários fatores contribuíram para isso, como o de evitar grandes aglomerações de pessoas, pela maior facilidade de contágio da gripe suína, mas, segundo Marco Aurélio, o principal deles foi mesmo para favorecer o rendimento técnico dos atletas, em regiões e período menos frio.
Nas 16 modalidades participam alunos de escolas públicas e privadas, dos ensinos regular e especial, em duas faixas etárias, de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, e nos dois sexos a exceção da ginástica só para meninas. Os campeões da maioria das modalidades dos Jogos Colegiais vão representar o Paraná nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, em Fortaleza (CE), para alunos de 12 a 14 anos, de 10 a 19 de setembro, e em Goiânia (GO), para os de 15 a 17 anos, de 3 a 12 de dezembro. Os destaques dessa competição representam o Brasil no exterior em jogos nessas faixas etárias.

GALERIA DE IMAGENS