O presidente da Cohapar, Rafael Greca, divulgou nesta sexta-feira (17) o início do projeto para a realocação de 350 famílias, que vivem na Vila Becker, em Paranaguá, numa área de risco de acidentes. O anúncio foi feito por Greca durante reunião com o engenheiro Cosme Jonsari dos Santos e o assessor de segurança, coronel Altair Mariot, da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
As famílias que vivem na Vila Becker, perto do terminal portuário, estão cercadas por cinco empresas que movimentam cargas de alto risco – Cattalini, Transpetro, Fospar, Mosaik e União Vopak. Estas famílias vão mudar para a região do Porto Seguro, com 192 mil m², considerada uma área valorizada.
No local já existem três escolas, uma delas Técnica Federal, urbanização básica e uma área verde de 400 mil metros quadrados, onde a equipe de engenheiros e arquitetos da Cohapar projeta parques e áreas de lazer. Também já estão implantadas linhas de transporte coletivo que levam até o centro de Paranaguá. As famílias vão passar a ser proprietárias das suas terras, com papel passado, e sem custo algum, já que as casas serão pagas pela Appa.
PROJETO - A reunião definiu que o projeto será elaborado em três etapas e vai ser iniciado com a construção de 60 casas. “O programa de realocação dos moradores da Vila Becker é de responsabilidade social da Appa e da Cohapar, têm a concordância da prefeitura de Paranaguá e será colocado em prática a partir desta reunião”, esclareceu Greca. O projeto, elaborado por determinação do governador Requião, já foi apresentado na Escola de Governo por Greca e pelo superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza.
“Nós estamos prontos para iniciar 60 casas em terrenos que são da Cohapar e o processo de licitação já está sendo elaborado pelo diretor de obras da Companhia, Eduardo Quesada”, informou o presidente da Cohapar.
Outras 125 moradias também serão construídas em áreas da Companhia assim que as licenças ambientais estiverem aprovadas. A terceira etapa contempla a construção de mais 165 casas em terrenos da prefeitura do município. As áreas estão localizadas no Rio da Vila, região conhecida como Porto Seguro, onde será edificado o Bairro Novo das Escolas.
“Para concretizarmos o projeto, vamos usar terrenos da Cohapar no antigo empreendimento Porto Seguro, edificado a partir de 1967, junto ao rio da Vila, nas imediações da estrada das praias, dentro do quadro urbano da cidade mais antiga do Paraná”, explicou Greca.
O local para onde as famílias devem ser realocadas fica próximo a outro conjunto da Cohapar em Paranaguá, com 200 casas, urbanização básica, além de três escolas: estadual, municipal e federal. No local, já existem linhas de transporte coletivo que levam até o centro de Paranaguá.
Na próxima semana, a Cohapar e a Appa se reúnem em Paranaguá com o prefeito José Baka Filho para a assinatura dos contratos entre Cohapar e Appa e da doação de áreas da Prefeitura para a Companhia, que ficará responsável pela construção das casas e desenvolvimento do trabalho social junto à comunidade.
BAIRRO - O Bairro Novo das Escolas no Rio da Vila, região conhecida como Porto Seguro, deve receber as 350 famílias que vivem na Vila Becker e algumas da Anhaia, já cadastradas pela equipe social da Cohapar, todas com renda mensal que varia entre um e dois salários.
“O Bairro Novo das Escolas é assim chamado porque será um empreendimento localizado numa região com escolas municipal, estadual e escola técnica federal (IFET)”, explicou Greca.
Famílias de regiões de risco vão ganhar uma nova área valorizada em Paranaguá
A mudança será feita em três etapas e será iniciada com a construção de 60 casas; serão ao todo 350 moradias a serem construídas numa região onde há escolas e muita área verde
Publicação
17/07/2009 - 16:01
17/07/2009 - 16:01
Editoria