Faculdades estaduais vão ter novo sistema de dados de recursos humanos

Para testar as mudanças, a Secretaria da Administração e a Celepar promovem nesta quarta-feira (25) e quinta-feira (26) treinamento com funcionários de RH das faculdades
25/06/2008 - 17:30
Os dados funcionais – inclusive sobre folha de pagamento – dos servidores das 12 faculdades estaduais estão sendo migrados para um novo sistema informatizado de gestão. Para testar as mudanças antes que sejam implantadas, a Secretaria da Administração e a Celepar promovem nesta quarta-feira (25) e quinta-feira (26), em Curitiba, um treinamento com funcionários da área de recursos humanos das faculdades. Estão participando do evento – chamado de “paralelo” – 16 técnicos de RH. O trabalho consiste em conhecer, na prática, como se opera no novo sistema. Também são verificados os contracheques dos 930 cargos das 12 faculdades – é feita uma checagem entre os contracheques obtidos a partir das ferramentas atuais com os resultados do novo sistema. “Fazemos a conferência, de cada um dos contracheques. Quando nos deparamos com alguma diferença de dados, procuramos identificar onde está o erro e já providenciar a correção”, explica a chefe da Divisão de Cadastro de Recursos Humanos, da Secretaria da Administração, Lúcia Mara Ijaile. A migração definitiva dos dados será concluída no mês que vem, informa Lúcia Ijaile. SOBRE O SISTEMA - O novo sistema na gestão de dados do funcionalismo público estadual vem sendo implantado de forma gradativa, pela Secretaria da Administração e pela Celepar. O sistema é mais que uma nova forma de processamento da folha de pagamento de pessoal: ele possibilita a manutenção de um banco de dados mais amplo, que reúne num único espaço virtual todas as informações da vida funcional dos servidores – ingresso no serviço público, desenvolvimento na carreira e aposentadoria, entre outras. Atualmente, dos 146,4 mil cargos de funcionários públicos efetivos, da ativa, do Poder Executivo, cerca de 115 mil têm seus dados processados pelo novo sistema. Do início de 2003 até o momento já foram migrados para o novo sistema dados dos quadros das polícias Civil e Militar, do Iapar, dos advogados, procuradores e dos regimes especiais, Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE) e Quadro do Magistério. O Quadro dos Auditores Fiscais da Receita Estadual teve a mudança para o novo sistema feita em outubro de 2002.