Fábrica de cimento vai investir US$ 120 milhões em Adrianópolis

16/06/2010 - 16:50
O governador Orlando Pessuti participou, nesta quarta-feira (16), do lançamento da pedra inaugural de uma fábrica de cimentos em Adrianópolis, no Vale do Ribeira. A empresa Supremo Cimentos vai investir US$ 120 milhões na construção da planta, triplicando a sua capacidade produtiva, que hoje corresponde a 5% das vendas de cimento na região Sul. Serão gerados 700 empregos na edificação e mais 400 trabalhadores serão contratados quando a empresa entrar em operação, no segundo semestre de 2012.
Durante o evento, o governador também anunciou novos investimentos públicos para o Vale do Ribeira. O Governo do Estado está negociando um financiamento de US$ 50 milhões com o Banco Mundial, dos quais boa parte será aplicada na região. “Estamos entrando em um programa de financiamento e vamos buscar esses recursos, que serão investidos preferencialmente no Vale do Ribeira e no Centro do Paraná, que são as regiões de mais baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)”, disse Pessuti.
Além dos recursos, uma Clínica da Mulher e da Criança também será levada à cidade, quando a prefeitura definir um terreno, garantiu Pessuti. “Assim que for resolvido o problema da área pela prefeitura, liberamos a clínica. Serão cerca de R$ 500 mil”, afirmou.
CIMENTO – Pessuti elogiou a iniciativa dos empresários Supremo Cimentos, que tem sua sede em Santa Catarina, e destacou os empregos que serão gerados em Adrianópolis com a nova indústria. Para o governador, a economia da região está melhorando. “As empresas madereiras e cimenteiras estão chegando. Com certeza, Adrianópolis precisa desta oportunidade para gerar empregos para a população local”, disse.
De acordo com o presidente da Supremo Cimento, Alessandro Eichstaedt, a cidade foi escolhida por sua localização geográfica, pela ótima qualidade do calcário na região, disponibilidade de mão-de-obra e pela excelente receptividade da comunidade. Segundo Alessandro, a empresa usará as melhores tecnologias disponíveis no mundo para a área ambiental.
Há dois anos, a Supremo já comanda uma mineradora de calcário no município. “Hoje registramos, junto com a prefeitura e Governo do Estado, o compromisso de trazer a indústria de cimento para cá. A construção vai gerar empregos, renda e vai desenvolver o comércio e indústrias locais”, disse.
Adrianópolis, desde a saída da uma indústria de extração de chumbo, em 1994, teve sua população reduzida de 14 mil para os 7 mil habitantes atuais, contou o prefeito João Manoel. “Deixaram um dano ambiental muito grande. Essa indústria de cimento é uma oportunidade única do Vale do Ribeira se desenvolver com dignidade”, afirmou.
Cerca de mil pessoas, participaram ainda do evento, que teve a presença dos deputados estaduais Enio Verri, Cleiton Kielse, Edson Strapasson e Beth Pavin. No encontro o presidente da Câmara Municipal de Adrianópolis, Vandir Gaudino, também entregou ao governador Orlando Pessuti o título de cidadão honorário da cidade.