Extensionista rural, Pessuti receberá homenagem no aniversário da Emater

Homenagem faz parte das comemorações dos 54 anos de atividades do Instituto
Publicação
17/05/2010 - 16:30
Editoria
O governador Orlando Pessuti será homenageado nesta quarta feira (19) na sede da Emater, em Curitiba, por ser o primeiro extensionista paranaense a alcançar o cargo de chefe do Estado. A homenagem faz parte das comemorações dos 54 anos de atividades do Instituto de Assistência Técnica Extensão Rural do Paraná (Emater).
Pessuti foi admitido na então Associação de Crédito e Assistência Rural do Paraná (Acarpa) no dia 8 de agosto de 1979. Médico-veterinário, foi contratado no cargo de Extensionista Agrícola III, lotado no escritório local de Ivaiporã.
Eleito deputado estadual, em fevereiro de 1983 solicitou licença sem vencimentos para assumir a cadeira na Assembleia Legislativa. “É sempre uma honra receber um governador em nossa casa. Agora, mais ainda, por tratar-se de uma personalidade que surgiu do meio extensionista”, comemorou o presidente do Instituto Emater, Arnaldo Bandeira, justificando a homenagem.
Para ele, o fato de o governador ser um técnico da extensão facilita a compreensão das necessidades do setor, que busca sempre melhorar o atendimento às famílias rurais do Paraná. “É a oportunidade para mostrar ao governador o momento especial que vivemos, com a reconstrução da extensão rural no Paraná e no Brasil, e expor a expectativa que temos de corrigir nossas fragilidades com o apoio do Estado”, disse.
A comemoração do aniversário da extensão rural terá a presença do secretário da Agricultura e do Abastecimento, Erikson Camargo Chandoha, e de representantes das várias organizações ligadas ao setor agropecuário.
Também serão homenageados com a distinção “Personalidade Extensionista” técnicos da Emater que deixaram a instituição e se destacaram em outros setores púbicos e privados, como o presidente da Ocepar, João Paulo Koslowski, o diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Galassini, e o Pró reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Jorge Luiz Fávaro.
A Emater irá entregar ainda a distinção “Passaporte Gente da Casa” a extensionistas que prestaram mais de 25 anos de trabalho e se aposentaram na instituição. A homenagem foi criada ano passado, e já contemplou 250 servidores da extensão rural paranaense.