Dois movimentos que influenciaram a arquitetura na capital paranaense – o ecletismo e o modernismo – estão retratados em uma exposição fotográfica do Arquivo Público do Paraná. As imagens da mostra foram retiradas de dois livros: “O espelho e a miragem: ecletismo, moradia e modernidade na Curitiba do início do século XX”, do historiador Marcelo Saldanha, e “Arquitetura do movimento moderno em Curitiba”, do arquiteto Salvador Gnoato.
Os dois livros que originaram a exposição compõem a coleção “A Capital”, série de publicações cujos conteúdos abordam o patrimônio material e imaterial curitibano. A entrada é gratuita e a visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13h30 às 17h30. O Arquivo Público, vinculado à Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), fica na Rua dos Funcionários, 1796, no Cabral. O telefone para informações é o (41) 3352-2299.
SOBRE OS MOVIMENTOS - O ecletismo na arquitetura é verificado na capital em obras da virada do século XIX para o século XX. De acordo com literatura a respeito do tema, o ecletismo é marcado para presença, numa obra arquitetônica, de características de diferentes outros estilos. Exemplos desse período apresentados na exposição do Arquivo Público são o Paço da Liberdade e casarões da Rua XV (como os do trecho entre a Avendia Marechal Floriano Peixoto e a Praça Santos Andrade).
Já o modernismo na arquitetura da capital paranaense está presente em construções a partir da década de 30 do século passado. A Biblioteca Pública do Paraná, o Teatro Guaíra e a sede da Caixa Econômica Federal, no Centro, estão entre os exemplos que podem ser conferidos nos painéis da exposição. A mostra fotográfica permanece no Arquivo Público até o dia 30 de janeiro.
MAIS INFORMAÇÕES
- Sobre o Arquivo Público do Paraná: www.arquivopublico.pr.gov.br
Exposição no Arquivo Público retrata arquitetura em Curitiba
O Arquivo Público, vinculado à Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), fica na Rua dos Funcionários, 1796, no Cabral; a entrada é gratuita
Publicação
26/11/2009 - 16:13
26/11/2009 - 16:13
Editoria