A exposição do pintor francês Paul Garfunkel, promoção da Aliança Francesa, no Espaço Cultural BRDE, no Palacete dos Leões, foi prorrogada até o dia 07 de agosto. Inicialmente, a mostra inédita tinha término previsto para este dia 1º, mas devido à reformulação no calendário e a grande procura de visitantes, a coordenação do espaço resolveu retardar o seu fechamento.
Considerada uma das mais importantes exposições já feitas no espaço, a mostra consiste nas reproduções em seda, dos trabalhos deixados em cadernos de esboços do artista. Os traços na versão original, considerados verdadeiros tesouros pelos estudioso e colecionadores, também podem ser vistos pelo público. Há ainda aquarelas e pinturas de diversas fases, pertencentes ao acervo da família.
Paul Garfunkel nasceu em Fontaineblau, na França, em 1900. Aos 27 anos chegou ao Brasil, primeiro em São Paulo, depois em Curitiba, onde ficou até a sua morte. O artista viajou pelo Brasil registrando todas as suas belezas em cores e traços vivos. Além das paisagens curitibanas, Garfunkel aquarelou e pintou orquestras, circo, animais, alguns nus, sem esquecer cenas bucólicas de cidades francesas.
Garfunkel deixou obras em diversos museus brasileiros e europeus. Esta exposição no Palacete dos Leões é uma ocasião rara de mostrar às novas gerações a importância do mestre francês que amou e retratou o Brasil como sua segunda pátria
Cadernos de Esboços - Paul Garfunkel
Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões
Av. João Gualberto, 570
Até dia 07 de Agosto
De segunda à sexta-feira , das 12h30 às 18h30
Aos sábados, das 13h às 17h