As pinturas do artista plástico, orientador e curador Edílson Viriato ficam em exposição no Palacete dos Leões, espaço cultural do BRDE, até quinta-feira (9) da semana que vem. A mostra Contestatório apresenta 20 pinturas produzidas desde o ano passado, parte delas em Berlim, para onde viaja constantemente, e outra em Curitiba. Atualmente, além de inúmeras exposições e do seu trabalho como curador, o artista tem uma intensa produção e ainda comanda o Núcleo de Arte Contemporânea de Ateliê Edilson Viriato.
“Eu falo sobre várias formas de prazer e sobre o preconceito. Será que ainda vai faltar muito tempo, por mais que a gente tenha a internet e outros meios de comunicação, para falar de temas relacionados ao prazer que lá fora já são tratados com naturalidade?”, diz Viriato.
O artista - Nascido em Paraíso do Norte em 11 de julho de 1966, Edilson de Carvalho Viriato freqüentou o Atelier de Marize Canabrava na mesma cidade, em 1980. Começou a expor em 1981, mas foi ao receber menção especial do III Salão Banestado de Artistas Inéditos, em dezembro de 1982 que começou a ganhar projeção.
Mudou-se para a Capital em 1985 para estudar na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde permaneceu até 1988, formando-se em gravura, pintura, desenho e escultura. Munido de muita ironia e bom humor, construiu seu extenso currículo galgado na ousadia e irreverência da criação, a partir da individual realizada em 1989 na Galeria de Arte Banestado de Curitiba.