Exposição da cultura eslava no Espaço Cultural da Celepar vai até dia 9

“Páscoa Eslava em Curitiba”, com trabalhos dos artistas paranaenses Eloir Jr. e Alice de Fátima Noga. Matyoszkas e Babuszkas, as tradicionais bonecas de origem russa, bastante difundidas nos países do leste europeu, também compõem a mostra
Publicação
30/03/2010 - 15:20

Confira o áudio desta notícia

Composta de várias peças de pêssankas, ou pisánkis, os tradicionais ovos coloridos, cujas pinturas traduzem símbolos, figuras, palavras, passagens de vida e celebrações dos povos da Ucrânia e da Polônia, acontece no Espaço Cultural Santos Dumont, da Celepar, desde segunda-feira (29), a exposição “Páscoa Eslava em Curitiba”, com trabalhos dos artistas paranaenses Eloir Jr. e Alice de Fátima Noga. Matyoszkas e Babuszkas, as tradicionais bonecas de origem russa, bastante difundidas nos países do leste europeu, também compõem a mostra.
Eloir Jr. é reconhecido por seu trabalho de resgate da memória cultural dos povos europeus, inspirado no folclore étnico, especialmente o eslavo. Através de sua obra, ele procura retratar a convivência das diversas etnias no Estado em harmonia com alguns símbolos do Paraná, como a gralha azul e a araucária. Identificado com a linguagem näife, que traduz a expressão ingênua da cultura através do artesanato e dos costumes das etnias, Eloir Jr. coleciona diversos prêmios por sua participação em exposições individuais e coletivas, além de ter sua obra retratada em diversas publicações.
Não menos importante é a obra de Alice de Fátima, especializada em reproduzir as lendárias bonecas russas e os milenares ovos coloridos e seus símbolos de bons desejos, cuja arte possui indícios de que já eram cultivados há mais de 3.000 anos antes de Cristo. Exposições e organização de eventos relacionados à cultura ucraniana-brasileira fazem parte do currículo da artista de São José dos Pinhais (na Região Metropolitana de Curitiba) que também se dedica à manutenção de um calendário estadual de preservação dos costumes ucranianos. Sua obra também faz parte do acervo e das atividades do Programa do Voluntariado do Paraná (Provopar).
A exposição, aberta ao público, ficará no espaço cultural da Celepar até o próximo dia 9 de abril. A entrada é gratuita.
Serviço:
Exposição “Páscoa Eslava em Curitiba”.
29 de março a 9 de abril
Local: Espaço Cultural Santos Dumont (Celepar)
Rua Mateu Leme, 1561, no Centro Cívico.

GALERIA DE IMAGENS