Exportadores de cereais estão otimistas com a dragagem da Galheta

Diretor-geral da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) diz que a dragagem emergencial e de aprofundamento dão segurança
Publicação
29/01/2009 - 12:40
O diretor-geral da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), Sérgio Castanho Teixeira Mendes, participou da reunião com o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza. Mendes conheceu o projeto de dragagem emergencial que está sendo feito pela Appa. Para ele, a realização da dragagem e o comprometimento do governo federal em executar a dragagem de aprofundamento do Canal da Galheta dão segurança ao exportador de cereais brasileiro. “Se havia medo grande até três meses atrás, hoje há uma segurança muito maior. O exportador espera que tudo ocorra bem, sem nenhum empecilho para que haja a dragagem imediatamente”, afirmou Mendes. Segundo o diretor da Anec, os contratos de exportação de grãos já estão fechados, aguardando apenas a definição sobre qual porto será utilizado para o escoamento da safra. “Evidentemente se não tivesse Paranaguá, que é um referencial de porto para a exportação de grãos, sem dúvida alguma estaríamos em maus lençóis”, disse. De acordo com o superintendente da Appa, as obras que estão em andamento em Paranaguá vão permitir que o porto tenha um salto de status no nível portuário internacional. “As obras de dragagem e os projetos de expansão que pretendemos realizar colocam o Porto de Paranaguá como líder e como um porto estratégico das exportações agrícolas do Brasil. Estamos prontos para atender esta safra e temos convicção que conseguiremos nos tornar ainda mais competitivos”, disse Souza. SIMULAÇÕES – Paralelamente à realização da dragagem, a Appa vai contratar simulações de navios no Canal da Galheta. Será conveniado um processo de simulação digital de operações de navios no Canal da Galheta com a Universidade do Rio de Janeiro e também com a Universidade de São Paulo (USP). A intenção é comprovar que, com a dragagem, o Porto esteja apto a receber navios acima de 300 metros de comprimento, os navios chamados Pós-Panamax. Atualmente, a norma de navegação vigente em Paranaguá – que data de 1999 – permite a entrada de navios de até 285 metros (os chamados Navios Panamax). Os relatórios de simulação serão entregues à Capitania dos Portos que vai realizar uma análise e emitir um parecer para liberar navios de maior porte para atracar em Paranaguá. A dragagem emergencial no Canal da Galheta será realizada pela empresa Somar - Serviços de Operações Marítimas, vencedora da Consulta de Preço promovida pela Appa, conforme modelo adotado pela Secretaria Especial de Portos. A draga holandesa HAM 310 está atracada no Porto de Paranaguá desde o último dia 23 e iniciará os trabalhos em cerca de 10 dias. A Somar tem prazo de 100 dias para realizar o serviço. O custo total da obra é de R$ 29,37 milhões. Serão dragados 3.676.514,90 metros cúbicos de sedimentos. Este volume equivale a 438 mil caminhões de pequeno porte cheios.