A vibração comandou as partidas finais da categoria individual do tênis de mesa onde Londrina, Curitiba e Cascavel dividiram o pódio da primeira colocação no tênis de mesa individual pelas categorias A ( 15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos), do feminino e masculino, nos 54º Jogos Colegiais do Paraná, promovido pelo Governo do Estado e Paraná Esporte.
A disputa do ouro masculino A foi repleta de vibração onde a técnica e experiência do atleta Danilo Toma, colégio Universitário, de Londrina, campeão Paranaense, categoria adulto, e terceiro colocado no Circuito Mundial, categoria sub 15, no Equador. “Foi uma final gostosa, meu adversário era forte, precisei de bastante concentração no segundo sets”, analisa o menino que, no próximo ano, passará seis meses treinando na Espanha.
Sem olhos puxados e de pele morena clara, a partida do masculino B foi definida pela determinação de Hiago Almeida, colégio Pedro Boareto, de Cascavel, treinando cinco vezes por semana por 4 horas desde a fase regional, o garoto se diz experiente. “Aprendi que é preciso ser agressivo para que o adversário passe a ficar na defensiva”, explica o menino que participou da primeira fase final do Jocop's. “Estou muito feliz com meu resultado. Nem acredito que irei disputar as olimpíadas escolares”, afirma.
Nas competições do tênis de mesa feminino a amizade ficou longe da mesa. As companheiras de colégio e da seleção de Cascavel Elen Luiz e Luana Ferreira, ambas do colégio estadual Olinda Trufa, fizeram uma partida repleta de emoção onde o técnico Francisco Tureck segurou a emoção. “As meninas precisaram se virar porque não posso torcer e nem passar orientação para nenhuma delas”. A vitória só foi definida no quarto sets, onde Luana Ferreira arrebatou o ouro. “Foi muito difícil por conhecer o estilo da adversária, mas é gostoso porque nos superamos” diz, recuperando o fôlego.
Já a categoria feminino A foi definida nas jogadas de efeito onde Rafaella Ferreira, do colégio Decisivo, de Curitiba, ficou com a medalha de ouro e a atleta Elissa Okuno, do colégio Platão, de Maringá, com a prata.
Classificação
Individual
Masculino A
1.º lugar - Danilo Toma - colégio Universitário - Londrina
2.º lugar - Felipe Kurhan - colégio Manoel Ribas - Manoel Ribas
3.º lugar - Murilo Napoli - colégio Benjamim Constant -
Feminino A
1.º lugar - Rafaella Ferreira - colégio Decisivo - Curitiba
2.º lugar - Elissa Okuno - colégio Platão - Maringá
3º lugar - Janaina Leal Lima - colégio Nossa Senhora das Graças -
Masculino B
1.º lugar - Hiago Almeida - colégio Pedro Boareto - Cascavel
2.º lugar - Rafael Gonçalves - colégio Pedro Boareto -
3.º lugar - David Lucof - colégio Sema -
Feminino B
1.º lugar - Luana Ferreira - colégio Trufa - Cascavel
2.º lugar - Elen Luiz - colégio Trufa - Cascavel
3.º lugar - Amanda Toma - colégio Universitário - Londrina