Principal usuária e desenvolvedora de software livre entre as empresas públicas de informática de todo o país, a experiência da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) com essa tecnologia será apresentada no Congresso Internacional Sociedade e Governo Eletrônico (Consegi 2008), que começa nesta quarta-feira (27) em Brasília. A apresentação da Celepar será feita pelo diretor de Serviços de IP e Multimídia, Cláudio Crossetti Dutra, no primeiro dia do evento às 15h15.
Iniciativa do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento, o Consegi apresentará palestras, encontros e oficinas sobre os seguintes temas: Política Tecnológica, Governo Eletrônico e Inclusão Digital.
Também serão apresentados casos de sucesso no desenvolvimento de soluções para governo eletrônico em software livre, além de soluções desenvolvidas pelo meio acadêmico e governamental, tendências e projetos dos diversos segmentos e experiências de outros países.
Diferente de outros eventos sobre software livre, o Consegi é uma iniciativa de governo para a sociedade, com o objetivo de reforçar a construção de políticas públicas de tecnologia de informação e comunicação que contemplem os direitos coletivos da sociedade, em especial no que se refere à democratização da informática pública.
Várias autoridades do Governo Federal participarão do evento, entre eles o chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, a presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Tereza Cruvinel, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, além do secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Paul Singer. Diversos palestrantes internacionais também estão confirmados.
A palestra de Cláudio Dutra, sobre a experiência da Celepar com software livre, abrangerá temas que vão da migração ao desenvolvimento de programas de código aberto, com a apresentação de casos de sucesso como os sistemas de Habilitação e Veículos do Detran/PR, Gestão de Assistência à Saúde do SUS (GSUS), Paraná Digital, suíte de comunicação Expresso, Telecentros Paranavegar e outros.
No último final de semana, as principais soluções desenvolvidas pela Celepar também foram apresentadas na Universidade de São Paulo (USP), que sediou a sexta etapa do Circuito Paraná de Software Livre 2008.
Experiência da Celepar com software livre será apresentada em congresso internacional
Congresso Internacional Sociedade e Governo Eletrônico (Consegi 2008) começa nesta quarta-feira, 27 de agosto, em Brasília
Publicação
26/08/2008 - 18:40
26/08/2008 - 18:40
Editoria