Expansão da Ferroeste vai reduzir o tempo de escoamento da safra

A prioridade é o trecho entre Guarapuava e o Porto de Paranaguá, que vai otimizar o escoamento da produção dos estados do Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, além do Paraguai
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03/06/2009 - 16:39
Editoria
O governador Roberto Requião se reuniu nesta terça-feira (2), no Palácio das Araucárias, em Curitiba, com o secretário dos Transportes, Rogério Tizzot, e com o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, para avaliar os projetos de expansão da ferrovia . Segundo Samuel Gomes, nas obras de expansão da Ferroeste, a prioridade é o trecho entre Guarapuava e o Porto de Paranaguá, que vai otimizar o escoamento da produção dos estados do Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, além do Paraguai. Com Mato Grosso do Sul será feita a expansão de Cascavel (PR) a Dourados (MS), passando por Guaíra (PR) e Mundo Novo (MS). O governo brasileiro e o do Paraguai definiram a extensão do trecho Cascavel – Foz do Iguaçu – Paraguai. A Ferroeste também já realizou estudo de pré-viabilidade da ligação da ferrovia até o Oeste de Santa Catarina, passando pela região do Centro Expandido do Paraná. Conforme ainda Samuel Gomes, a Ferroeste vai agilizar o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a expansão entre Guarapuava e Paranaguá. Também será agendada reunião com o Ibama para dar início ao processo de licenciamento ambiental e, em breve, aberta a licitação do projeto de engenharia. OBRAS - “Com a expansão entre Guarapuava e Paranaguá, reduziremos a distância ferroviária entre Cascavel e Paranaguá em 125 quilômetros. Além disso, como o novo ramal terá as mesmas características técnicas da Ferroeste, o transporte de ida e volta entre Cascavel e Paranaguá, que leva hoje até dez dias, será reduzido para menos de dois dias”, disse Samuel Gomes. Segundo ele, o estudo de pré-viabilidade aponta que a obra deve custar cerca de R$ 1 bilhão, que devem ser financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e por investidores estrangeiros. Para este trecho, serão construídos 365 quilômetros de ferrovia. Deste total, 100 quilômetros estarão em serras, 30 quilômetros na Serra da Esperança e 70 quilômetros na Serra do Mar. Com as expansões para Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraguai, serão 1,2 mil quilômetros de ferrovias.