Ex-governadores se encontram na ParanaPrevidência

Solenidade realizada no início da noite desta segunda-feira (25) homenageou também ex-superintendentes do sistema previdenciário
25/04/2005 - 19:37
Quatro ex-governadores do Paraná se reuniram nesta segunda-feira (25) na ParanaPrevidência, durante inauguração do Memorial Fotográfico da Previdência. Paulo Pimentel, João Mansur, Emílio Gomes e João Elísio Ferraz de Campos foram homenageados pela contribuição que deram ao sistema previdenciário público paranaense. A qualidade do sistema foi destacada por Paulo Pimentel. O ex-governador salientou a importância da solenidade e afirmou que o papel desempenhado pela ParanaPrevidência, que no governo Roberto Requião alcançou patrimônio de R$ 3,84 bilhões, serve de modelo para outros estados. “O sistema previdenciário do Paraná evoluiu bastante e vem sendo muito bem mantido e administrado pelo governo Requião, que demonstra um interesse especial pela questão”, disse Pimentel, que era governador em 1971 quando o prédio da atual sede da ParanaPrevidência foi inaugurado. O presidente da ParanaPrevidência, José Maria Correa, assim como Pimentel, também ressaltou o fato de o sistema previdenciário paranaense ter se tornado exemplo. “A previdência pública paranaense, hoje modelo para todo o País, é resultado do trabalho desenvolvido durante décadas pelos governadores e pelos dirigentes dos órgãos previdenciários do Estado”, observou. “Ao inaugurarmos o Memorial iniciamos o resgate dessa história, e homenageamos aqueles que ajudaram a construí-la.” Também compareceram representantes de outros 13 governadores, entre eles o vice-governador Orlando Pessutti, representando Roberto Requião; o prefeito de Curitiba, Beto Richa, representando José Richa, seu pai; Nice Braga, viúva de Ney Braga; Fani Lerner, mulher de Jaime Lerner. Foram homenageados na mesma cerimônia ex-presidentes da ParanaPrevidência e os 23 ex-superintendes do IPE, dos quais compareceram dezoito, como os atuais deputados federais Max Rosenmann e André Zacharow. História – A primeira entidade de previdência dos funcionários públicos paranaenses foi a Caixa de Pensões, criada em 1910. Nas décadas seguintes surgiram a Caixa de Seguros de Vida (1920), o Montepio Obrigatório dos Funcionários Civis e Militares (1947), o SASP–Serviço de Assistência ao Servidor (1953), o IPE–Instituto de Previdência e Assistência (1961), e a ParanaPrevidência (1998). Com a ParanaPrevidência, foi instituído o regime de capitalização na previdência estadual. E a transição do regime de repartição, que traz déficit ao Tesouro estadual, para o de capitalização, foi programada para acontecer de modo suave. Gradualmente, o regime de capitalização está assumindo os gastos da previdência e reduzindo o déficit do governo. A ParanaPrevidência já cobre mais de 8% dos gastos previdenciários do Estado. Até 2018, cobrirá metade e, em 2052, assumirá a conta inteira. Em seis anos de existência, a ParanaPrevidência concedeu mais de quinze mil aposentadorias e pensões. Atualmente, 84% das pensões são concedidas em até trinta dias, e 52% das aposentadorias em até 90 dias. A entidade, o oito maior fundo previdenciário do Brasil, paga mais de 116 milhões de reais para 64 mil aposentados e 23 mil pensionistas.