A organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada no Parque da Ciência Newton Freire Maia durante os dias 22, 23 e 24 terá como tema “Evolução e Diversidade”, em comemoração aos 150 anos da publicação da “Origem das Espécies”, de Charles Darwin.
A meta é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.
A idéia também é chamar a atenção para a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País, assim como contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.
Entre as novidades, está sendo organizado um debate em torno das questões do desenvolvimento dos seres vivos segundo as teorias evolucionistas e as polêmicas com a Teoria Criacionista. O debate vai reunir o Lama Padma Samten, o professor João Carlos Marques Magalhães, a professora Marcia Oliveira de Paula e, como mediadora, a professora e doutora Eleidi Alice Freire Maia.
Outro acontecimento importante será a I FACE, Feira Anual do Conhecimento Escolar, organizada pela equipe do Programa Pequenos Cientistas, Grandes Cidadãos (PCGC), do PNFM.
Trata-se de uma mostra de trabalhos e ações educativas no campo da ciência e tecnologia desenvolvidas por crianças de escolas municipais das séries iniciais da Região Metropolitana de Curitiba e outros municípios vizinhos.
O PNFM receberá ainda cerca de 180 professores das áreas de Ciências e Biologia, mais coordenadores de núcleos da Rede Estadual de Ensino de várias regiões do Estado que estarão participando desta SC&T 2008, integrando-se, assim, ao Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), que desenvolve a formação continuada de professores, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação.
As oficinas organizadas neste ano pretendem contemplar e comemorar o aniversário de um ano de existência do Herbário do PNFM, inaugurado em outubro de 2007.
O Herbário PNFM se constitui, em parceria com o Museu Botânico de Curitiba, com a Embrapa Florestas e com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), num centro de pesquisa e documentação da biodiversidade de plantas, árvores e ecosistemas existente no Brasil, mas principalmente, da flora nativa da APA do Iraí.
Serviço:
Parque da Ciência e Tecnologia Newton Freire Maia
Estrada da Graciosa nº. 7400
KM-20, Região Metropolitana de Curitiba
Informações e inscrições poderão ser realizadas através do telefone (41) 3666-6156 com Anísio ou Rony ou por meio do endereço eletrônico www.pnfm.pr.gov.br
Evolução e Diversidade vão ser discutidos no Parque Newton Freire Maia
Evento nos dias 22, 23 e 24 terá como tema “Evolução e Diversidade” em comemoração aos 150 anos da publicação da “Origem das Espécies”, de Charles Darwin
Publicação
17/10/2008 - 16:38
17/10/2008 - 16:38
Editoria