Evite problemas nas festas de final de ano

Procon dá orientações para que as comemorações ocorram sem aborrecimentos
Publicação
16/12/2005 - 16:30
Editoria
Fim de ano, festas e muito calor. Almoços e jantares nessa época podem trazer aborrecimentos. Para evitar que eles estraguem a festa, o Procon-PR dá algumas orientações aos consumidores que podem ajudar tanto na contratação de serviços em buffets como na comemoração fora de casa e nas compras no supermercado. Assim, os primeiros passos num restaurante são verificar se na entrada existe cópia do cardápio com os preços dos serviços e refeições, como determina o Código de Defesa do Consumidor; observar as condições higiene do local e dos atendentes. Na hora de pagar a conta, conferir o valor dos itens consumidos e observar se há couvert artístico, que só pode ser cobrado em lugares com música ao vivo ou quando houver apresentações artísticas a cada quatro horas. Alimentos – “Todos os cuidados devem ser tomados com os alimentos”, enfatiza Algaci Túlio, coordenador do órgão. “É preciso verificar sempre as condições em que se apresentam, pois o consumo de produtos inadequados ou deteriorados pode causar doenças e intoxicações”. O consumidor deve prestar atenção nas informações dos rótulos, como a data de fabricação, prazo de validade, composição, peso, modo de usar, origem e fabricante. Alimentos com embalagens estufadas, enferrujadas, amassadas, furadas, rasgadas, violadas ou com vazamento não devem ser adquiridos. Se o problema só for notado em casa, o consumidor deve retornar ao estabelecimento onde efetuou a compra e exigir a troca. Nos alimentos “in natura” - peixes, ovos, carnes – deve-se observar os carimbos dos serviços de inspeção. Ao adquirir produtos congelados, verificar se sobre os mesmos há uma névoa que indica a temperatura adequada do balcão de refrigeração, deixando-os para o final das compras, antes de se dirigir ao caixa. Buffets – “Para muitos consumidores contratar uma empresa de eventos ou um buffet é a opção mais prática”, comenta Túlio. “Existem empresas que ofertam pacotes com diversos serviços (decoração, alimentação, bebidas, animação, etc...), mas é recomendável verificar se a contratação compensa financeiramente”, alerta. Visitar o local, conferir a estrutura, conhecer o que será servido são precauções que valem ser tomadas. Aí é hora de pedir um orçamento. Referências com pessoas que já tenham utilizado o serviço são válidas. É preciso fazer um contrato, com todas as informações e o que foi combinado verbalmente, as obrigações e deveres das partes. Ele deve ser em duas vias, datado e assinado. Uma cópia fica com o consumidor e recibos dos pagamentos precisam ser guardados. Exigir sempre a nota fiscal do produto adquirido e do serviço contratado, pois ela é a garantia de troca em caso de irregularidade e o documento básico para efetuar uma reclamação. No caso de orientações, o Procon-PR disponibiliza um pré-atendimento telefônico pelo 0800 411512, entre 8h30 e 18 h, e o atendimento pessoal, para orientações e reclamações, na Alameda Cabral, 184, centro, das 9h às 17 horas.