Eventos de capacitação de servidores somam 1 milhão de vagas desde 2004

O encontro em Cascavel reuniu mais de 700 servidores públicos estaduais da administração direta, indireta e autárquica do Governo do Paraná
14/04/2010 - 18:50
Ao abrir uma nova etapa do II Encontro Paranaense de Servidores Públicos Estaduais, nesta quarta-feira (14), em Cascavel, a secretária de Estado da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon, ressaltou que mais de 1 milhão de vagas em eventos de capacitação profissional já foram abertas pela rede da Escola de Governo, desde 2004, quando foi criada. A Escola de Governo tem sua gerência executiva e seu centro de formação de pessoal vinculados ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria da Administração, e inclui ações dos centros de capacitação das demais secretarias e autarquias.
Segundo a secretária, só em 2009 foram realizados aproximadamente 5.700 eventos presenciais e à distância – essa modalidade tem possibilitado, inclusive, que os cursos cheguem aos servidores dos órgãos estaduais do interior. Para funcionários públicos estaduais em Cascavel, por exemplo, ano passado foram aplicados sete cursos do Programa de Desenvolvimento de Competências (PDC), com a participação de 254 servidores. O PDC é constituído de cursos de curta duração, que tratam de questões administrativas, sobretudo.
O Encontro Paranaense de Servidores, lançado em 2009, é um circuito que percorre o estado levando palestras e outras atividades aos trabalhadores do serviço público estadual. Na edição de Cascavel deste ano, ocorrida no Anfiteatro Emir Sfair, o encontro reuniu mais de 700 servidores públicos estaduais da administração direta, indireta e autárquica do Governo do Paraná, que atuam em repartições do município e de cidades vizinhas.
O propósito da série de encontros é promover a integração entre funcionários que lidam com as mais diversas atribuições do serviço público, reunindo servidores de todos os quadros, cargos e funções num mesmo ambiente, para troca de experiências e informações. Com essa capacitação integrada e multidisciplinar, o Governo do Paraná busca tornar a prestação de serviços públicos mais eficiente e adequada à realidade de cada região, conforme palavras da diretora do Departamento de Recursos Humanos, da Secretaria da Administração, Sônia Schober.
PALESTRA - O encontro em Cascavel contou ainda com uma explanação do consultor Artur Roberto Roman, pós-doutorado em Sociologia pela Sorbonne (França). A palestra magna abordou os desafios, avanços e possibilidades da educação continuada para o servidor público.
O encontro de servidores é coordenado pela Escola de Governo e pela Sanepar, com o apoio das secretarias da Educação, Saúde, Agricultura e Abastecimento; do Desenvolvimento Urbano; Trabalho, Emprego e Promoção Social; e ainda Copel, Ceasa, Iapar, Universidade Estadual de Londrina, Polícia Civil e Detran.
Nesta quinta (15), o encontro será realizado em Toledo, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, e sexta (16) em Foz do Iguaçu, no Espaço das Américas. Ao final das 20 etapas previstas para ocorrer até junho, estima-se que pelo menos 10 mil servidores venham a participar do processo de integração nas diversas regiões do Estado.
Cronograma das próximas etapas:
23/04 - Irati
28/04 - Ivaiporã