Evento reflete preocupação do governo com eficiência do Estado

Avaliação é das secretárias Maria Marta Lunardon (Administração e Previdência), Lygia Pupatto (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e da pró-reitora de pós-graduação da UFPR, Maria Consuelo Andrade Marques
31/07/2008 - 16:50
Durante o I Seminário de Políticas Públicas no Paraná, 46 trabalhos de conclusão de curso elaborados por servidores públicos que fizeram pós-graduação oferecida pela Escola de Governo e pelas universidades públicas estão sendo apresentados. Todos os trabalhos foram publicados num livro, também lançado no evento. Para as secretárias Maria Marta Lunardon (Administração e Previdência), Lygia Pupatto (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e para a pró-reitora de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Maria Consuelo Andrade Marques, que fizeram a abertura oficial do evento, o seminário mostra a preocupação do Governo do Paraná com a eficiência do Estado. Isso porque, consideraram, ao investir na capacitação dos servidores e promover a difusão dos estudos elaborados nos cursos, o Estado tende a melhor desempenhar seu papel, prestar seus serviços com mais qualidade, o que só faz beneficiar a população de um modo geral. REFLEXÃO - Maria Marta observou que programas de capacitação como a pós-graduação para os servidores abrem espaço para a reflexão, para a discussão, para o conhecimento da realidade além daquela do espaço de trabalho. “Não é só a formação; é disseminar, compartilhar conhecimento; fazer-nos abrir os olhos para olhar o mundo ao nosso redor, e assim identificarmos, entendermos como podemos contribuir para mudar, melhorar.” A mesma linha de análise teve a secretária Lygia Pupatto. “Este evento simboliza a postura do nosso governo com relação à coisa pública, ao Estado. O serviço público tinha sua imagem desconstruída, desmontada, [mas os programas de capacitação da Escola de Governo] mostram que o que faltava era o estímulo ao servidor, uma oportunidade para se qualificar. Quem ganha é a população do Paraná, com um Estado mais eficiente.” A parceria da Escola de Governo com a UFPR foi salientada pela pró-reitora Maria Consuelo Andrade Marques. “Estamos consolidando alianças e incentivando e criando outras”, disse. “Temos competências no Estado para fortalecer as potencialidades do Paraná.”