Evento brasileiro sobre diamante reúne comunidade internacional

O município de Tibagi foi escolhido para sediar o evento por se localizar em uma das mais antigas regiões diamantíferas e auríferas do território brasileiro
Publicação
03/11/2010 - 16:30

Confira o áudio desta notícia

O 5º Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante será realizado de 7 a 12 de novembro no município de Tibagi (PR). O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) – Núcleo Paraná e da Associação Profissional dos Geólogos do Paraná (Agepar), com o apoio da Mineropar, empresa estatal da Secretaria da Indústria e Comércio e Assuntos do Mercosul. A organização do simpósio espera reunir a comunidade brasileira e internacional que se dedica ao estudo do diamante no mundo, propiciando um amplo forum e debate sobre o tema.
Como parte da programação do evento, será ministrado o minicurso “Métodos empregados no Estudo de Diamantes: Morfologia, Catodoluminescência, FTIR, Isótopos de Carbono e Nitrogênio, e Inclusões Minerais”, no dia 6, no Departamento de Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, pelo geólogo e perito criminal da Delegacia de Polícia Federal de Campinas (SP), Marcos Paulo Alencar de Carvalho Borges e pela professora da University of Bristol (EUA).
ABERTURA - A sessão de abertura acontece no dia 7, no Teatro Municipal de Tibagi, com uma homenagem ao professor do Departamento de Geologia da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em kimberlitos (rochas diamantíferas) brasileiros, Darcy Svisero, seguida de um jantar de confraternização.
A partir do dia 8 serão realizadas palestras e apresentações de trabalho. O professor da Florida International University, Stephen E. Haggerty, dá palestra no dia 8 sobre “Diamond Dynamics: Modern Views Trough Ancient Windows”. No mesmo dia, o coordenador executivo da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais do Departamento de Recursos Minerais (DGM/Derem) da Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM) e chefe do Projeto Diamante Brasil, Francisco Valdir Silveira, profere a palestra “Projeto Diamante Brasil: Estudo das Províncias Kimberlíticas e Áreas Diamantíferas do Brasil.
No dia 9 serão realizadas as palestras “The Science of Diamond Exploration”, pelo pesquisador da University of Bristol (EUA), Cristopher Brian Smith, e “Métodos de Prospecção para Kimberlito e Lamproíto e Aplicações no Cráton do São Francisco, por Rogério Silvestre Pereira, geólogo e consultor da BrasilExplore.
No dia 10 serão ministradas as palestras “Eclogitos e Piroxenitos: seu Significado na Evolução e Reciclagem do Sistema Manto – Crosta, pela diretora técnica da Gonzaga Geologia, Ruth Goretti Gonzaga e “Diamante: Políticas e Perspectivas de Exploração no Brasil”, pelo assessor de Assuntos Internacionais da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia (MME), Samir Nahas. Também no dia 10, será realizada a mesa redonda “Exploração de Diamantes no Brasil e a Realidade do Tibagi”, seguida do encerramento do evento. Nos dias 11 e 12 serão realizadas a excursão de campo “Geologia e Diamantes do Rio Tibagi”.
TIBAGI – De acordo com a comissão organizadora do evento, o município de Tibagi foi escolhido para sediar o evento por se localizar em uma das mais antigas regiões diamantíferas e auríferas do território brasileiro, tendo sido alvo de garimpeiros faiscadores e aventureiros desde 1754, contribuindo com a produção de diamantes no século 18, quando o Brasil destacava-se como o maior produtor mundial do mineral.
A exploração organizada começou em 1890 por uma companhia inglesa. Os garimpeiros tiveram picos de produção em 1912, 1923, entre 1930 e 1940, em 1980 e em 2005. Atualmente Tibagi explora o turismo e está estruturada com restaurantes, hotéis, hotéis-fazenda e pousadas, com atividades culturais, esportivo-rurais e de aventura.
ESTANDE - A Mineropar e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) produziram um folder e um painel sobre o roteiro geoturístico de Tibagi, selecionando 14 pontos geológicos “notáveis” descritos em mapa. O folder e outros trabalhos da Mineropar estarão à disposição dos participantes do simpósio no estande da empresa montado para o evento.
Tibagi faz parte dos roteiros geoturísticos estudados pela Mineropar em alguns municípios paranaenses. Segundo o geólogo da empresa, Gil F. Piekarz, Tibagi tem uma maior quantidade de trabalhos sobre o patrimônio geológicos entre os municípios do Estado estudados pela Mineropar. São folders sobre Tibagi e o Canyon Guartelá e sete painéis geoturísticos instalados no município. Os professores da rede municipal também receberam cursos de capacitação sobre geologia ministrados pela Mineropar.
Serviço
Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante
Data: 7 a 12 de novembro de 2010
Local: Teatro Municipal de Tibagi, Paraná (220 km de Curitiba)
Assessora de Imprensa: Maria Júlia Jacubiak (41) 9981-8091
Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones (41) 3016-6235 ou (41) 9935-9806 com o coordenador do simpósio José Roberto de Góis.
Site do simpósio: www.5sbgd.com.br

GALERIA DE IMAGENS