Curitiba, Paranaguá/Ilha do Mel e Foz do Iguaçu fazem parte da pesquisa do Ministério do Turismo (MTur) sobre a competitividade de destinos que promovem o desenvolvimento regional. O estudo, realizado pela Fundação Getúlio Vargas com o apoio da Secretaria do Turismo, será realizado até sábado (15), em Curitiba.
Paranaguá/Ilha do Mel receberão técnicos da FGV, entre 13 e 19 de janeiro, e Foz do Iguaçu, entre 27 de janeiro e 2 de fevereiro. Para o estudo, são entrevistados representantes do Sebrae do município, gestores do turismo, cultura e meio ambiente e empresários do setor turístico. Também são feitas visitas técnicas em três atrativos.
“O Ministério do Turismo selecionou, em todo o Brasil, 65 destinos turísticos para serem os indutores do desenvolvimento regional, dentro da meta do Plano Nacional do Turismo 2007-2010, para obter um padrão internacional de qualidade. O Paraná conseguiu incluir entre eles três dos seus principais destinos”, diz o secretário do Turismo, Celso de Souza Caron. Os destinos indutores têm prioridade para receber investimentos técnicos e financeiros.
MELHORES – “Os investimentos em turismo feitos no Paraná nos últimos anos também se refletem na divulgação dos destinos nacionalmente”, explica Caron. Mostra disso é a edição especial de Veja “O Melhor do Brasil – Guia 2008”, lançada esta semana. Curitiba, Foz do Iguaçu, Morretes, Ilha do Mel e o Aguativa Golf Resort, de Londrina, foram destaque na revista como os melhores em seus segmentos na Região Sul. A Ilha do Mel foi eleita o melhor destino de ilha da Região Sul e Foz do Iguaçu, o melhor destino de natureza.
Morretes aparece na revista como o melhor destino do interior. Curitiba vem logo a seguir, como melhor destino de negócios e melhor destino cultural do Sul do país e o parque Aguativa se destaca como melhor parque aquático.