O projeto de casa ecologicamente correta da Companhia de Habitação do Paraná, o Casa Verde, já é conhecido entre estudantes do Estado. O presidente da Cohapar, Rafael Greca, recebeu na segunda-feira (31) alunos do curso de Rádio e Televisão da Universidade Tuiuti do Paraná para debater a importância do projeto e da preservação ambiental.
“Recebi com grande alegria a visita dos alunos de RTV da Universidade Tuiuti do Paraná, que me apresentaram um vídeo doméstico sobre a importância da Casa Verde e da preservação do meio ambiente. Isso mostra que a semente que nós lançamos está frutificando”, afirmou Greca.
Greca ainda enfatizou a importância da Casa Verde receber adeptos para que o projeto possa realmente ser concretizado por todo o Paraná. “Precisamos promover a revitalização da vida saudável, e para podermos viabilizar esta idéia no Paraná e futuramente replicar nossa proposta no Brasil precisamos de pessoas que acreditem no projeto, a exemplo destes jovens estudantes”, afirmou o presidente da Cohapar.
O conceito da Casa Verde tem como meta reduzir o desperdício, reutilizar e reciclar materiais de construção - garantindo recursos ambientais para a população futura. A casa tem sistemas de captação de água de chuva, é construída com madeiras apreendidas ou de reflorestamento – doadas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) -, e com ecotijolos (produzidos com solo cimento e que não precisam de queima com lenha), com isopor ou ainda bambu. As unidades têm uma caixa d’água de 750 litros feita de embalagem reciclável e possuem sistema de aquecedor solar com garrafas pet, caixas de leite longa vida e tubos de PVC. A estimativa é de que com o sistema de aquecedor solar instalado em uma residência seja possível economizar cerca de 30% de energia elétrica.
De acordo com o projeto, a Casa Verde também possui manta térmica entre o forro e o telhado, que funciona como um isolante térmico para proporcionar maior conforto em altas temperaturas.
A aluna Daniele de Araújo explicou a escolha do tema. “É um vídeo de educação sócio-ambiental e conta a história de uma garotinha que descobre a necessidade de se preservar o meio ambiente’, contou. “Como a Casa Verde está entre estes tópicos, construída dentro dos princípios da sustentabilidade, nós apresentamos ele como uma das cenas”, finalizou.
O projeto Casa Verde já foi tema de palestras para alunos de Arquitetura e Engenharia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em Londrina, e do Colégio Estadual Paulo Leminski, em Curitiba. O tema também é debatido regularmente em reuniões com prefeitos de todo o Estado.