O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luiz Cláudio Romanelli, apresenta nesta segunda-feira (4), às 17 horas, palestra sobre a política habitacional do governo do Paraná aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O encontro faz parte da programação da V Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo realizada pelo Centro Estudantil Geral de Arquitetura e Urbanismo (Cenegau) e o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR.
Romanelli fará uma análise sobre as necessidades habitacionais no Paraná, vai discutir a questão das ocupações irregulares no Estado, principalmente na Região Metropolitana de Curitiba e apresentar os programas habitacionais atualmente desenvolvidos pela Cohapar. "O debate é importante para que os estudantes conheçam a real situação na área de habitação popular no Estado", diz o presidente da Cohapar.
Além dos programas da Cohapar, Romanelli vai falar aos estudantes como funciona a figura do regularizador social no programa Direito de Morar, que recentemente recebeu o René Frank Habitat Award, concedido pela
International Real State Federation (Federação Internacional das Profissões
Imobiliárias, FIABCI). "O regularizador é responsável pela negociação
direta e amigável entre as famílias que vivem nas ocupações e os
proprietários das áreas", explica.
A Cohapar atua em parceria desde 2004 com a Terra Nova (regularizadora social) em 12 ocupações irregulares em Curitiba, Pinhais, Paranaguá e Matinhos, onde vivem cerca de 8 mil pessoas. "Graças à parceria, o governo do Paraná está economizando R$ 30 milhões na regularização fundiária dessas áreas", declara Romanelli.
Estudantes de
arquitetura vão conhecer
programa habitacional
Além dos programas da Cohapar, Luiz Carlos Romanelli vai falar como funciona a figura do regularizador social no programa Direito de Morar, que recebeu o prêmio internacional René Frank Habitat Award
Publicação
02/04/2005 - 06:00
02/04/2005 - 06:00
Editoria