Estudantes de Administração conhecem Porto de Paranaguá

A iniciativa foi professor da Unipan Gilnei Saurin, da disciplina de Teoria e Prática Cambial: Exportações e Importações
Publicação
03/11/2008 - 17:00
Acadêmicos do 3º e 4º ano de Administração da Unipan, universidade com sede em Cascavel, realizaram uma viagem de estudo ao Porto de Paranaguá. Foi uma iniciativa do professor Gilnei Saurin, da disciplina de Teoria e Prática Cambial: Exportações e Importações. Segundo o professor, a viagem foi organizada para ampliar o conhecimento dos alunos no aspecto operacional da teoria. Os alunos visitaram as instalações do centro de administração do Porto, terminais de carga e descarga, participaram de palestra e assistiram a um vídeo institucional para conhecer mais sobre um dos maiores portos do Brasil. “Foi muito gratificante e proveitoso ver o interesse dos alunos e a participação deles”, disse Saurin. O professor salientou também que a atividade prática “agrega conhecimento para os futuros administradores”. CARGAS - O Porto de Paranaguá é o segundo maior porto brasileiro em movimentação de cargas, com 19 berços de atracação e uma área de abrangência de 800 mil metros. É considerado o maior porto graneleiro da América Latina e opera também com diversas cargas, como contêineres, veículos, congelados, papel, madeira, fertilizantes e líquidos. Em 2007, a movimentação registrada foi de 38,2 milhões de toneladas e a receita cambial foi de US$ 11,8 bilhões. Por possui o maior complexo para embarque de granéis sólidos da América Latina, Paranaguá é o principal canal de exportação da soja e do milho produzidos no Brasil para o mercado externo. O terminal marítimo recebe grãos provenientes de todo o Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, São Paulo, Rio Grande do Sul e de países como a Bolívia, Argentina e Paraguai. Seus principais clientes são os países da Europa, Ásia e Mercosul. O Porto de Paranaguá é atualmente o maior importador de fertilizantes do Brasil e atraiu novas cargas, como a movimentação de veículos, que registrou quase 165 mil unidades em 2007. A estrutura do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) garante uma produção importante, com mais de 590 mil TEUs movimentados em dois berços de atracação em 2007.

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