A estudante paranaense Jéssica Cathacart, de Tamboara, conquistou a medalha de ouro na modalidade de xadrez nas Olimpíadas Colegiais em Poços de Caldas (MG) entre 22 concorrentes. Foram cinco rodadas do xadrez convencional, com muita concentração por parte das enxadristas.
Jéssica venceu seus dois primeiros jogos, empatou na terceira rodada, e nas duas últimas rodadas que foram realizadas sexta-feira (05), a paranaense venceu seus dois jogos diante de Rebecca Soares, do Ceará, e de Mayla Blodom, de Santa Catarina.
Jéssica Cathcart, 14 anos, começou a praticar xadrez com 10 anos de idade, e foi incentivada pela sua técnica Giany Machado França que o acompanhou na cidade mineira. Mas Jéssica não esta sozinha nesta parada, tem como companheira de xadrez a irmã gêmea Joice, que a incentivou muito nesta competição.
“Sabia que a Joice estava torcendo por mim, e se fosse ela que estivesse aqui, eu estaria torcendo por ela, esta medalha é dela também”, disse Jéssica.
A campeã brasileira, de posse da medalha de ouro, disse que ainda não “caiu na realidade” que é campeã brasileira. “Sei que estou feliz, as pessoas me parabenizando, isso é bom, eu me pergunto será que é comigo mesmo, isso é bom?”, analisou Jéssica.
Ela não esqueceu do incentivo que recebeu, principalmente dos pais, Jorge e Neide. “Eles são fundamentais para que tanto eu como a Joice continuemos a praticar xadrez; só tenho que agradecer ao apoio e ao carinho que recebo deles”, destacou a campeã.
Além do apoio do Colégio Estadual Duílio Trevisani Beltrão de Tamboara, Jéssica e sua irmã Joice recebem apoio do Clube de Xadrez de Paranavaí, onde disputam o campeonato paranaense pela entidade que as acolheu. No colégio, as irmãs Jessica e Joice já estão ensinando alunos de 5ª e 6ª série na prática de xadrez, com o apoio da professora Giany.
Sobre os Jogos Colegiais do Paraná, onde ela conseguiu a classificação para a sua participação nas Olimpíadas Escolares, Jessica disse ser muito importante o incentivo que o Governo no Paraná, através da Secretaria de Educação e da Paraná Esporte, dão ao esporte.
“Acho que é um incentivo até para quem não pratica esporte, que com a realização de todos os eventos que a Paraná Esporte organiza muitos começaram a praticar. E pelo esporte temos novos conhecimentos, conhecemos novas culturas, isso é muito importante”, afirmou Jessica
Para a técnica Giany Machado França, a conquista da medalha pela sua aluna é importante, pois é fruto de um trabalho realizado dentro do Colégio e no Clube de Xadrez de Paranavaí. “Estou muito orgulhosa, os méritos são todos da Jessica, ela foi muito bem, na competição, mas fico muito feliz em fazer parte desta conquista, em saber que ela começou a praticar xadrez comigo, me emociona muito”, disse.
Sobre os Jogos Colegiais, Giany disse que é um grande evento que o Paraná tem para incentivar as crianças na pratica do esporte. “O trabalho que o Ricardo Gomyde vem realizado à frente da Paraná Esporte é excelente, sempre motivando a pratica de todos os esportes, isso é muito bom. A prova esta aí, nossa cidade é pequena, e se não fosse os Jogos Colegiais, talvez não estaríamos aqui”, salientou. Giany lembrou também do apoio da diretora do Colégio Estadual Duílio Trevisani Beltrão, Zoraide Volpato.
O presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, ficou feliz por mais uma medalha de ouro conquistada pelo Paraná. “A Jessica é um grande exemplo e os nossos jogos colegiais são importantes para o desenvolvimento do esporte em todas as cidades do Paraná. Ela esta de parabéns, por esta conquista, e continuamos na briga, pois mais quatro modalidades estão na semifinal, e poderemos trazer outras medalhas para o Paraná”, afirmou.
CONQUISTAS
Jessica disputou seus primeiro Jogos Colegiais em 2005, quando não passou pela fase regional. Já em 2006, foi para a fase final no rápido relâmpago e no convencional junto com sua irmã Joice. Em 2007 conquistou o titulo estadual no rápido e no convencional por equipes.
Nos jogos da juventude deste ano, Jéssica disputou pela cidade de Paranavaí, ficando com o titulo de campeã geral por equipes, com a medalha de bronze no rápido e em sétimo lugar no relâmpago. E a coroação chegou agora com a medalha de ouro nas Olimpíadas Escolares Brasileiras em Poços de Caldas. A medalha de prata ficou com Nuara Berreto do Rio Grande do Norte e o bronze com Mayla Blodom de Santa Catarina.
MASCULINO
No masculino, o paranaense do Colégio Estadual do Paraná, Lucas Silva, perdeu na penúltima rodada e empatou na última, ficando com a quarta posição. A medalha de ouro ficou com Brendo Gomes do Ceará, a prata com Eduardo Narvaez do Mato Grosso do Sul e o bronze com Lucas Garcia de Santa Catarina.
Estudante de Tamboara é medalha de ouro nas Olimpíadas Escolares
Conquista obtida em Poços de Caldas (MG) começa a transformar a vida de Jéssica Cathcart, 14 anos, que começou a praticar xadrez aos 10 e foi incentivada pela técnica Giany Machado França
Publicação
06/10/2007 - 15:30
06/10/2007 - 15:30
Editoria