O futebol de Palmas conta com uma atração especial na fase regional dos 21.º Jogos da Juventude do Paraná, em Mangueirinha. Trata-se de um atleta alemão, Simon Buscher, natural de Herford, região central da Alemanha.
Simon está no Brasil há 11 meses. Ele chegou em Palmas através de um intercâmbio do Rotary e do Colégio Hercílio Bueno de Camargo. Entrosado rápido com os novos colegas, começou a treinar futebol com o professor Jurandir Godzick e foi convocado para as disputas dos Jogos da Juventude do Paraná.
“Isto é muito bom, gosto de futebol, e o Brasil tem uma estrutura grande para o esporte. A organização dos Jogos da Juventude é muito boa. Não temos na Alemanha competições entre colégios e entre as cidades. Estou feliz em poder ajudar Palmas, uma cidade que me acolheu com muito carinho. Devo voltar para a Alemanha no próximo ano, mas quero retornar ao Brasil para fazer faculdade aqui”, afirma Simon.
O Colégio Hercílio Bueno de Camargo faz, todos os anos, intercâmbio com alunos de outros países através do Rotary. Para o técnico Jurandir, Simon “é muito educado, gosta de estudar, gosta muito de futebol e adora o futebol brasileiro. Agora nos Jogos da Juventude, tive a oportunidade de trazê-lo para a nossa equipe, para conhecer pessoas de outras cidades da nossa região. Ele se enturmou fácil com os demais atletas”.
O técnico também salientou a importância dos Jogos Oficiais em poder colocar jogadores de outros países para participar das competições. “O espaço que está sendo dado a esses atletas é muito importante, pois além de estudar eles também podem trocar experiências esportivas. Temos em nossa equipe mais um exemplo de abertura para a prática esportiva. O trabalho que o Governo do Estado vem fazendo com todos os jogos do Paraná é muito importante”, comenta Jurandir. Ele também parabenizou o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, “pelo que ele vem fazendo pelo esporte do Paraná”.
Gomyde afirmou que um dos principais objetivos dos Jogos Colegiais, da Juventude, Abertos, Universitários, é a confraternização dos atletas. “Nossos jogos são importantes para a integração entre os povos. Independente de classe social ou credo todos estão envolvidos pelo espírito esportivo. Nos Jogos da Juventude, em Mangueirinha, com o atleta alemão temos um exemplo disso.”